Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 12:20:15

SolanoFerreira

coluna

Publicado: 21/08/2021 às 08h16min

A-A+

Hábito vegano indica redução no consumo de carne no Brasil

Independente da faixa etária, 46% dos brasileiros já deixaram de comer carne por vontade própria

O brasileiro está consumindo menos carne e a culpa não é apenas do preço alto e dos constantes reajustes. A mudança de hábitos alimentares está tornando o povo mais vegano e vem substituindo a proteína animal por outros alimentos mais saudáveis.

Dados de uma pesquisa do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) encomendado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) mostrou que, independente da faixa etária, 46% dos brasileiros já deixaram de comer carne por vontade própria, e isso ocorre pelo menos uma vez por semana. Entre esses 46% de brasileiros, cerca de 32% escolhem a opção vegana quando destacada pelo estabelecimento.

A conscientização do consumidor brasileiro vem de informações alarmantes sobre doenças e outros males causados pelo consumo excessivo de proteína animal. Nas grandes cidades já surgem os açougues veganos, especializados no atendimento desse novo público.

O cliente é orientado sobre níveis de consumo e dicas de substituição por outros tipos de alimentos.

Outro fator que vem levando o consumidor a buscar alimentação mais saudável está relacionado ao grande uso de agrotóxicos na produção alimentar. O Brasil é o maior utilizador de venenos na produção de alimentos.

Os metais pesados estão nos agrotóxicos aplicados no combate às pragas, controle de ervas daninhas e até nos suplementos minerais utilizados para a precocidade dos animais criados para o abate.

Com tatos venenos, hormônios e outros produtos sintéticos inseridos na alimentação, o povo brasileiro convive com hospitais lotados, saúde fragilizada e muitas outras consequências. O bem-viver deixa de ser moda e vira alternativa de vida. A busca por alimentação mais saudável está levando o mercado a oferecer mais produtos orgânicos.

O consumidor consciente está também mais atento aos rótulos para conhecer origens e componentes dos alimentos que adquirem para o consumo.


Deixe o seu comentário

sobre Solano Ferreira

Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Arquivos de colunas