BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Higienização correta de frigorífico evita contaminação e intoxicação alimentar

Com uma receita de exportação de carne estimada em pelo menos 7,45 bilhões de dólares, o Brasil consolida-se como um país em que a..

Publicado: 19/03/2020 às 17h56
Atualizado: 19/03/2020 às 17h57

Com uma receita de exportação de carne estimada em pelo menos 7,45 bilhões de dólares, o Brasil consolida-se como um país em que a indústria da carne é responsável pela movimentação de uma parcela considerável da economia.

Foto: reprodução

Dessa maneira, ao lidar com um mercado cada vez mais exigente, as práticas de higienização de frigoríficos, assim como os locais, devem ser submetidos à inspeção sanitária – momento em que o Ministério da Agricultura atesta a confiança do produto que será comercializado.

Aspectos básicos que envolvem a higienização de frigoríficos

A higienização de frigoríficos é considerada um dos pontos-chaves da indústria alimentícia quando se pensa, por exemplo, em casos de intoxicação alimentar, já que a composição da carne favorece a proliferação de bactérias e microrganismos.

Por esse motivo, alguns procedimentos no momento da higienização de frigoríficos são essenciais, tais como:

Desmontar equipamentos e remover todas as partículas sólidas;
Utilizar água morna e produtos como detergente ou gel;
Escovar as áreas mais críticas;
Enxaguar com água potável;
Utilizar desinfetantes.

Além disso, existem alguns maquinários que exigem uma atenção especial, como as câmaras frigoríficas e os caminhões. Afinal, são os locais de armazenamento da carne e que devem obedecer a um fluxograma organizado de entrada e saída de produtos.

A importância de um processo de higienização correto e seguro

Em locais como os caminhões de transporte, por exemplo, é de suma importância que a desinfecção seja realizada de maneira adequada, para assim, garantir resultados que estejam totalmente de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária, e claro, a segurança dos consumidores finais.

Nesse caso, a higienização de frigoríficos também conta com instrumentos como a mangueira para vapor frigorífico – uma mangueira que é capaz de realizar um jateamento de alta pressão nos ambientes.

Altamente requisitada para os processos de higienização de frigoríficos, a mangueira para vapor frigorífico é fabricada em borracha sintética com reforço de lonas têxteis. Muito resistente ao calor e à abrasão, ela possui terminais retos e cobertura contra as intempéries e o ozônio.

Garantir a higienização correta dos espaços é muito mais que uma questão administrativa e econômica é uma questão de compromisso com a saúde.

E quando se fala em higienização de frigoríficos, o uso de mangueiras e mangotes de borrachas é essencial e esses equipamentos precisam ser fabricados com a mais alta tecnologia a fim de garantir a sua eficiência e durabilidade.

Assim são as mangueiras e mangotes de borracha da ACFLEX , uma empresa reconhecida pela alta qualidade de sua linha de produtos e por um atendimento especializado pronto para auxiliar na escolha da melhor solução visando a melhor relação custo e benefícios para o cliente.

Fonte: Terra

Deixe o seu comentário