Porto Velho/RO, 28 Março 2024 03:30:38
Diário da Amazônia

Hoje é o Dia da Consciência Negra, o dia de Zumbi dos Palmares

Hoje é o Dia da Consciência Negra, o Dia de Zumbi dos Palmares. Em todo o Brasil, o que está se comemorando ou lembrando, é a história..

A- A+

Publicado: 20/11/2018 às 10h04min

Hoje é o Dia da Consciência Negra, o Dia de Zumbi dos Palmares. Em todo o Brasil, o que está se comemorando ou lembrando, é a história de luta de Zumbi dos Palmares. O único estado que tá querendo tirar o foco do herói da negritude brasileira é Rondônia.

 

**********

Aqui, as entidades que se meteram a festejar a data, realizando alguma “Coisa”, resolveram homenagear o CENTENÁRIO DE NÉLSON MANDELA.

 

**********

Tudo bem que Mandela foi e é uma figura respeitadíssima, pela sua luta contra o racismo e o preconceito na sua AFRICA DO SUL. No Brasil essa luta tem como principal figura ZUMBI

 

*********

Que é mais conhecido como ZUMBI DOS PALMARES.

 

*********

Nada contra a figura e o trabalho de Nélson Mandela, porém, deixar de levar aos nossos alunos do ensino fundamental e médio a história do  herói brasileiro ZUMBI para propagar, a história de Nélson Mandela cujo heroísmo foi em prol dos africanos do sul, não concordo.

 

*********

E mais, deixaram de programar qualquer evento para o dia de hoje, 20 de novembro o dia Nacional da Consciência Negra.

 

*********

Partindo do princípio de que, o que se comemora no Brasil é a Consciência Negra, não seria ideal que a história de Zumbi fosse a explorada e não a história de Mandela?

 

*********

O mais interessante, é que a entidade que está a frente disso tudo em Rondônia, é o Gepiaa que tem a frente meu amigo e estudioso das coisas que dizem repeito aos negros que formaram o estado de Rondônia Marco Teixeira e aí, quem é que eles estão festejando desde o dia 12 passado? Mandela!

 

*********

Uma outra turma ligada ao PDT que comanda o Conegro em Rondônia tá trazendo figuras importantes do Movimento Nacional e a programação, pelo menos, foi o que ficou patente, será de exclusividades de uma escola de samba de Porto Velho que vai contar a história do Negro na Formação do Estado de Rondônia no próximo carnaval. E eu que pensava que a essa entidade do partido do Brizola fosse aberta a todos os filiados e não só a alguns!

 

*********

Quantos estão ´participando das palestras que estão sendo proferidas em várias entidades do estado de Rondônia a em especial em Porto Velho? Por que não divulgam as pessoas participando desses eventos. Tem alguma coisa errada na programação da Semana da Consciência Negra em Rondônia pricipalmente na programação que está acontecendo em Porto Velho.

 

*********

Depois dizem que o Zekatraca é fofoqueiro. Garanto que não, somos apenas o divulgador das coisas que não estão acontecendo como deveriam.

 

********

 

Vamos deixar essa programação sem sentido, pra lá.

 

*********

Por outro lado: As festividades relativas ao dia Nacional do Samba, em Porto Velho, começam no dia 30 de novembro, com o show do sambista Marquinho Sathan a partir das 20h30 no Mercado Cultural, com a participação inclusive do Ernesto Melo. (fizeram as pazes?). Itaian Garré,  Halen Ronald, Elias Neves e Waldison Pinheiro e mais o grupo Doce Melodia. Tudo sob a direção do Beto Cezar

 

*********

 

Ja no dia 1º de dezembro será a grande festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba.  A programação vai começar ao meio dia, com a FESEC e suas filiadas servindo suculenta feijoada, a quem comprar convite.

 

**********

Lá pelas três horas da tarde, começa o SAMBA AUTORAL sob o comando da direção da escola de samba Asfaltão. A turma de compositores de samba de Porto Velho, vai lançar algumas composições novas. Sambas novos.

 

**********

Ainda fazem  parte da programação pelo Dia Nacional do Samba, na quarta feira dia 5, durante o Tacaca Musical, acontece a volta do Projeto Cinco e Meia com Bubu e Cia.

 

*********

E no dia 8 de dezembro, será o show “Tributo ao Menestrel SILVO SANTOS que nada mais, nada menos, sou eu.

 



Deixe o seu comentário