Porto Velho/RO, 20 Março 2024 13:32:48
VARIEDADES

Homem cria sanguessugas como pets e as alimenta com seu sangue

Ariane Khomjani, que ainda cria outros bichos exóticos, deu nomes para esses parasitas invertebrados

Por Galileu
A- A+

Publicado: 24/07/2019 às 08h18min

O norte-americano Ariane Khomjani cria quatro sanguessugas com muito apreço, como se fossem animais de estimação, e ainda as alimenta com seu próprio sangue. Segundo o homem, elas são “criaturas curiosas que crescem muito” e cada uma delas tem uma“personalidade única” – umas são mais “tímidas” e outras “aventureiras”.

“Algumas gostam de tentar se alimentar com um pouco mais frequência do que as outras”, relatou Khomjani ao portal ScienceAlert. “Mas assim que elas estão cheias, ficam contentes em sentar e descansar um pouco fora da água se tratadas com gentileza.”

Khomjani contou que mal sente a mordida delas, embora a sugada inicial possa doer um pouco. A maioria das feridas sara sem deixar nenhuma cicatriz, pois há anticoagulantes na saliva do bicho. No entanto, pode demorar dias para que uma mordida pare de sangrar.

As parasitas pertencem à espécie Hirudinaria manillensis e são originárias da Ásia. Elas podem ficar sem se comer por até um ano, mas a recomendação é que as espécies maiores consumam sangue a cada três a seis meses. Porém, alimentar uma sanguessuga não é algo recomendado sem consultar um médico – algumas pessoas são alérgicas à saliva da criatura e há riscos de adquirir uma infecção.

As sanguessugas são hermafroditas e podem detectar um corpo devido ao dióxido de carbono exalado pela respiração humana. Durante a mordida, a parasita injeta saliva, liberando anestésico e componentes de anticoagulação sanguínea. A parte traseira, onde fica o ânus do bicho, também pode chupar sangue.

No entanto, a maioria das 600 espécies de sanguessugas existentes no mundo não consome sangue. Outras, como as Pharyngobdellida, se alimentam de invertebrados, engolindo as presas por inteiro. A espécie Hirudo medicinalis foi usada ao longo da história da medicina e sua população teve uma redução significativa na Ásia e na Europa.

“As sanguessugas são usadas no pós-operatório em pacientes que tiveram membros reconectados ou cirurgia muscular”, afirmou Julie Smolders, da South Western Sydney Local Health District (SWSLHD), instituição que administra hospitais públicos e clínicas na Austrália.

Khomjani também cria lagartos, lacraias comedoras de répteis e cobras. Quando perguntado sobre como se sente com as reações negativas sobre seus animais, ele afirmou: “você já imaginou o ultraje que seria se alguém falasse dos seus cães e gatos do jeito que eles falam das sanguessugas?”



Deixe o seu comentário