Porto Velho/RO, 20 Março 2024 18:53:26
Diário da Amazônia

Homem tem “chifre” de 10 centímetros retirado em cirurgia

Protuberância surgiu após uma pancada na cabeça, há cinco anos. Situação rara pode ter sido causada por exposição ao sol e à radiação

A- A+

Publicado: 18/09/2019 às 14h38min

GOAL POST MEDIA/DIVULGAÇÃO

O indiano Shyam Lal Yadav, 74 anos, nunca imaginou que um simples “galo” poderia trazer tantos problemas para a sua vida. Em entrevistas à imprensa internacional, o homem disse ter batido a cabeça cinco anos atrás, quando uma pequena saliência surgiu. Como o machucado não o incomodava, ele não procurou ajuda médica.

Acontece que o “galo” nunca mais parou de crescer. Cresceu tanto que chegou a 10 centímetros, formando uma espécie de “chifre”. Foi aí que Yadav procurou um hospital em Sagar, na Índia, para resolver o problema, que também é conhecido pela infame alcunha de “chifre do diabo”.

De acordo com os médicos que realizaram o procedimento de retirada, o “chifre” era formado por queratina, a mesma proteína que constitui unhas e cabelos humanos. O local em que a protuberância estava foi tratado, para evitar uma nova formação. O paciente precisou ficar dez dias internado após a cirurgia.

GOAL POST MEDIA/DIVULGAÇÃO

Segundo a equipe médica responsável pelo procedimento, o paciente teria ignorado o calo sebáceo por muito tempo, que enrijeceu e não parou mais de crescer. Ainda não se sabe o que pode causar a condição, mas acredita-se que a exposição à radiação e à luz solar favoreceram o surgimento dos “chifres”. O caso será relatado na revista especializada International Journal of Surgery.

(Com informações do portal Daily Mail.)

 

Fonte: Metrópoles



Deixe o seu comentário