Porto Velho/RO, 20 Março 2024 18:22:01
SAÚDE

Hospital recebe novo aparelho para tratamento com câncer

Na manhã de ontem (20) o Hospital de Amor da Amazônia em Porto Velho recebeu um novo equipamento de radioterapia utilizado no tratamento..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/02/2020 às 16h28min

Foto: Roni Carvalho

Na manhã de ontem (20) o Hospital de Amor da Amazônia em Porto Velho recebeu um novo equipamento de radioterapia utilizado no tratamento de pacientes com câncer.

O aparelho entregue pelo Ministério da Saúde promete dobrar o número de pacientes atendidos por mês no hospital. Com um investimento de R$ 2,7 milhões na compra do equipamento será possível realizar cerca de 1.300 sessões de radioterapias por ano.

Em 2019 foram realizadas no Hospital do Amor 39.046 sessões de radioterapia. De acordo com a assessoria o Hospital do Amor também foi responsável por 81% das cirurgias oncológicas do município. E, na quimioterapia, realizou 74% dos procedimentos da rede municipal de saúde vinculada ao SUS.

A Tecnóloga em radioterapia Amanda Passos explica que o novo aparelho chegou na hora certa já que o outro estava sobrecarregado. “O novo aparelho é mais moderno e vai ajudar na demanda de pacientes. O outro aparelho nós trouxemos de Barretos e lá ele já havia sido usado há muito tempo’’, disse.

Já a Deputada Federal Silvia Cristina destaca que existem em todo o país 100 aceleradores lineares e um deles está em Rondônia. “Esse novo aparelho representa acelerar a fila dos pacientes que esperam tratamento. Esse aparelho de última geração é um grande presente que Rondônia recebe’’, ressaltou.



Deixe o seu comentário