Porto Velho/RO, 19 Março 2024 01:24:35
Diário da Amazônia

Humanização no trânsito é defendida por Léo Moraes

Candidato a prefeito de Porto Velho anuncia Rede Municipal de Acessibilidade.

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 20/10/2016 às 06h30min

Léo Moraes apresenta propostas para o trânsito aos motoristas da capital

Léo Moraes apresenta propostas para o trânsito aos motoristas da capital

Está na pauta do candidato a prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (PTB), a solução para o trânsito que mata mais de 40 mil pessoas por ano, no País, em tragédias semelhantes às de uma guerra civil. O candidato tem enfatizado nas entrevistas à imprensa o seu projeto para criação da Rede Municipal da Acessibilidade (trânsito e transporte), constituída por pedestres, ciclistas, motociclistas, transporte coletivo, transportadores de bens, veículos particulares e de serviço, para a redução de acidentes no trânsito.

“Um programa que seja eficaz, com a participação de todos, e isso é perfeita

mente possível”, disse, ressaltando que pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Ministério do Planejamento, oito anos atrás, revelou que o custo dessa ‘guerra’ superava R$ 5 milhões, decorrentes do atendimento às vítimas no asfalto, transporte, despesas hospitalares e funerais, entre outras”.

A partir de janeiro de 2017, caso eleito, Léo deve iniciar as tratativas com a sociedade em geral para elaboração do novo Plano Diretor para Porto Velho. Ele prevê ainda o sistema de mobilidade na sua totalidade, definindo a hierarquização e arquitetura de fluxos, em função de novos dados de pesquisa de origem e destino e análise de contagem de tráfego – inteligência de trânsito.
Léo Moraes propõe, dentre outras ações, o rebaixamento dos meio-fios nas esquinas para facilitar a acessibilidade; a criação de Centros de Apoio aos Ciclistas, com vestiários recepção e para-ciclos nos principais pontos de ônibus, escolas, postos de saúde, creches e parques, além de um departamento específico para cuidar das questões da mobilidade e acessibilidade urbana na Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).

Entre as novidades, ele se compromete criar canaletas ou faixas exclusivas para ônibus, novas linhas e maior frequência de coletivos, hoje um dos grandes problemas de Porto Velho. A intensificação do debate do trânsito na sala de aula, prevenção, fiscalização rígida e sinalização adequada fazem parte disso. “Quem sabe, um projeto educacional específico, bem concebido, possa também contribuir para o correto uso da motocicleta”, disse o candidato.



Deixe o seu comentário