Porto Velho/RO, 31 Março 2024 00:49:28
Diário da Amazônia

I workshop de apicultura em Porto Velho

A programação do I Workshop sobre apicultura em Porto Velho foi confirmada pela gerência de produção da Secretaria Municipal de..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 04/11/2019 às 14h51min | Atualizado 05/11/2019 às 08h38min

A programação do I Workshop sobre apicultura em Porto Velho foi confirmada pela gerência de produção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento acontecerá no próximo dia 8, na Biblioteca Francisco Meireles, em Porto Velho. Segundo o secretário Luis Cláudio, o evento faz parte da política implantada pelo prefeito Hildon Chaves para o fortalecimento da agricultura familiar. Além de palestrantes, também está confirmada a inscrição de produtores experientes e principiantes dos distritos e também do município de Rolim de Moura, referência na produção de mel em Rondônia.

Exportação de milho registra nova alta
Segundo dados divulgados pela Secex do Ministério da Economia, As exportações brasileiras de milho registraram em outubro nova alta expressiva na comparação com igual período de 2018. O país embarcou 6,137 milhões de toneladas no mês passado, 97,6% acima do volume de 3,105 milhões de toneladas enviadas ao exterior em outubro de 2018.
 
Aplicativo SmartSolos ajudará na classificação dos solos 

Foto: ilustrativa

A Embrapa Solos em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis que permitirá que produtores rurais classifiquem os solos de diferentes áreas de sua fazenda. Com isso, cada talhão da propriedade poderá receber destinação adequada de acordo com o tipo de solo. O SmartSolos vai permitir que o produtor rural tenha respostas em tempo real.
Após criar uma conta simples, o usuário faz, na primeira etapa, uma descrição geral de sua propriedade carregando dados e até fotos do solo e do perfil, por exemplo. Informações como data e localização geográfica são inseridas de maneira automática pelo sistema. No fim dessa fase, o produtor obterá uma classificação aproximada.
Na etapa mais detalhada, deverão ser inseridos dados obtidos com análises de laboratório como as características físicas e químicas do solo. Com todas essas informações, o SmartSolos classifica até o quarto nível do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS).
A expectativa dos pesquisadores é que o aplicativo não seja apenas um classificador de solos, mas um agregador que reúna em uma mesma plataforma vários aplicativos a serem desenvolvidos ou adaptados para dispositivos móveis. 

 

Com informações de assessoria, Secex e Embrapa



Deixe o seu comentário