Porto Velho/RO, 26 Março 2024 19:55:36
Diário da Amazônia

Ibama intensifica fiscalização em TI

O Ibama em Rondônia, reaizou na última semana a operação “Onda Verde”, ocasião em que foram feitas incursões em alguns pontos de..

A- A+

Publicado: 27/08/2014 às 13h40min

Operação Onda Verde prioriza o combate e a prevenção aos desmatamentos ilegais

Operação Onda Verde prioriza o combate e a prevenção aos desmatamentos ilegais

O Ibama em Rondônia, reaizou na última semana a operação “Onda Verde”, ocasião em que foram feitas incursões em alguns pontos de exploração madeireira ilegal no interior da Terra Indígena Karipunas, situada no município de Porto Velho (RO).

Os agentes Ambientais Federais em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, flagrantearam 09 (nove) pessoas explorando madeiras ilegalmente, próximo à região do distrito de União Bandeirantes, os quais foram detidos e apresentados na Polícia Federal em Porto Velho. Os infratores responderão por crime ambiental, furto e porte ilegal de arma de fogo.

Ao todo foram lavrados 10 Autos de Infração que totalizaram mais de um R$ 1 milhão em multas, foram apreendidos dois tratores, duas motocicletas, uma caminhonete, quatro motosserras, 04 armas de fogo, cerca de 150 metros cúbicos de madeira em tora e 550 lascas de madeira e mourões para cerca.

Segundo o superintendente Estadual do Ibama em Rondônia, Renê Luiz de Oliveira, as Terras Indígenas, por serem áreas da União, possuem caráter prioritário no combate aos ilícitos ambientais, pela autarquia federal.
Ainda de acordo com o superintendente Estadual, “com a quantidade de Projetos de Manejo Florestal Sustentável aprovados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) no Estado, é inadmissível que sejam exploradas madeiras de forma ilegal, sobretudo em áreas protegidas.

A própria classe madeireira deveria combater e impedir as ilegalidades, pois eles mesmos são prejudicados com a desvalorização dos produtos florestais e o recrudescimento da fiscalização ambiental.”

A Operação Onda Verde é uma ação realizada nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amazonas, que prioriza o combate e a prevenção aos desmatamentos ilegais.



Deixe o seu comentário