Porto Velho/RO, 26 Março 2024 00:22:41
Diário da Amazônia

IFRO celebra convênio para implantar laboratório a cafeicultores

O Estado de Rondônia é o quinto maior produtor de café do Brasil e o segundo maior produtor de café robusta. A cafeicultura rondoniense..

Por Assessoria Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 20/03/2019 às 15h15min | Atualizado 20/03/2019 às 15h36min

Foto divulgação

O Estado de Rondônia é o quinto maior produtor de café do Brasil e o segundo maior produtor de café robusta. A cafeicultura rondoniense tem por característica fundamental sua grande importância sócio-econômica ensejando a oportunidade de emprego e renda a mais de 22 mil famílias, o café age como agente econômico mais importante e formador de uma poupança rural que tem permitido a fixação do homem ao campo.

Nesse sentido o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO Campus Cacoal, no intuito de se posicionar como centro irradiador científico do café no Estado de Rondônia, celebrou convênio de Cooperação Técnica Financeira com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial do Ministério da Indústria e Comércio, para expansão e reestrutura do Laboratório de Solos e Plantas visando o atendimento dos cafeicultores vinculado aos municípios pertencentes a Indicação Geográfica “Cafés de Rondônia”.

De acordo com o Diretor Geral do IFRO Campus Cacoal Prof. Davys Sleman de Negreiros “O convênio no valor de R$ 482.000,00 tem como objeto a expansão e a reestruturação do Laboratório de Solos e Plantas do IFRO Campus Cacoal, objetivando a análise de solos, afim de promover o acesso dos cafeicultores da região, a essa tecnologia e, consequentemente, a melhoria na eficiência na aplicação de fertilizantes e aumento da produtividade”.

A importância desse convênio e a implementação do Laboratório de Solos e Plantas, visa atender uma demanda antiga dos cafeicultores que enviam suas amostras de solos para outros estados, elevando os seus custos. Assim, como destaca o Coordenador do Curso de Agroecologia do IFRO Campus Cacoal Prof. Dr. Rodolfo Gustavo Teixeira Ribas “…com a implementação do Laboratório de Solos e Plantas teremos parâmetros para melhorar a qualidade do solo, realizar os ajustes necessários para fertilidade adequada e consequentemente a nutrição ideal da planta, o que resultará num café de qualidade e no aumento da sua produtividade”.



Deixe o seu comentário