Porto Velho/RO, 19 Março 2024 15:15:59
Diário da Amazônia

IFRO oferta 350 vagas para pós-graduação em 6 municípios de RO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) inicia no dia 24 de outubro as inscrições para..

A- A+

Publicado: 04/11/2020 às 10h58min

Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) inicia no dia 24 de outubro as inscrições para a Seleção de discentes para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT). A especialização será ofertada na modalidade a distância, em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC).

Ao todo são 350 vagas, divididas em 60 vagas para os municípios de Ariquemes, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho. E para Buritis são 50 vagas. O Processo de Seleção será por meio de sorteio eletrônico.

A pós DocentEPT tem como objetivos capacitar profissionais da educação para lecionarem nas ofertas da educação profissional e tecnológica, especialmente para os cursos técnicos de nível médio. Além de estimular a produção e a difusão de conhecimento sobre a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como campo de estudos. E promover a educação a distância como estratégia educativa, especialmente na educação profissional.

“Na oferta dessa pós-graduação considero importante destacar dois pontos: primeiro que é uma oportunidade de qualificação para que profissionais de todas as áreas, e aqui friso os não licenciados, para docência para Educação Profissional e Tecnológica. Segundo que, pela modalidade, dinâmica e ferramentas de oferta, possibilita que pessoas de qualquer localidade possa se inscrever e cursar completamente a distância. A Propesp acompanhará junto à Dead (Diretoria de Educação a Distância do IFRO) a oferta do curso, que entendemos que terá excelente resultado”, diz o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp/IFRO), Gilmar Alves Lima Júnior.

Público

O público-alvo são os profissionais da educação que não possuem licenciatura ou formação pedagógica e que atuam nos cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e que sejam portadores de diploma de curso superior em qualquer área de conhecimento. O curso terá duração de 12 meses, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, com previsão de início para o mês de fevereiro de 2021.

Ao ser ofertado na modalidade a distância, via plataforma Moodle, não haverá encontros presenciais, sendo que os polos servirão de suporte de apoio presencial e para acesso à internet. Para cumprir o itinerário no curso, o aluno deverá ser aprovado nas nove disciplinas, incluindo a realização de um Trabalho Final de Curso (TFC), totalizando as 460 horas da pós, conforme matriz curricular.

Ações afirmativas

Das 350 vagas distribuídas por polos, haverá vagas destinadas às ações afirmativas, para a inclusão e a permanência de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PcD), conforme Instrução Normativa nº 1/2018/REIT – Propesp/REIT (SEI nº 0410904), de 4/12/2018. Do quantitativo total, será concedida reserva de 20% das vagas ofertadas no curso aos candidatos aprovados autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas. E do total das vagas destinadas à ampla concorrência, haverá a reserva de 5% para pessoa com deficiência como política de inclusão.

Haverá ainda vagas reservadas para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFRO que não possuem formação em licenciatura, objetivando atender o inciso I, § 2º do Art. 40 da Resolução nº 6/CNE/CEB, de 20/9/2012.

Inscrições

A inscrição será realizada exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://bit.ly/inscricao_pos_docencia, a partir das 8 horas do dia 24/10/2020 até às 23h59 do dia 8/11/2020 (horário oficial de Rondônia).

No ato da inscrição será necessário anexar documento de identificação, diploma de graduação ou atestado de conclusão, documento que comprove vínculo de atuação na educação profissional e tecnológica para a vaga de Professor EBTT/IFRO (comprovante SIGEPE) e, nos casos previstos, a autodeclaração da ação afirmativa que deseja concorrer.

Informações

O edital completo está disponível AQUI.
Para outras informações ou dúvidas sobre o edital e o processo seletivo o contato deve ser realizado pelo endereço eletrônico: [email protected].



Deixe o seu comentário