Porto Velho/RO, 19 Março 2024 16:41:13

Política &

coluna

Publicado: 31/01/2019 às 16h47min

A- A+

Imaginem o que mais ainda pode haver sobre Brumadinho

FRASE DO DIA: “Vinde a mim os que estão cansados” – Senador Esperidião Amin numa desigual luta contra Renan Calheiros para presidir..

FRASE DO DIA:
“Vinde a mim os que estão cansados” – Senador Esperidião Amin numa desigual luta contra Renan Calheiros para presidir o Senado.

1-Jogando dinheiro fora

No “boom” das construções civis na Capital o empreendedor, Naraiel Ferrari, investiu numa atividade nova e relevante, criando a PRS Recicladora para reciclar o resíduo de obras o que após um processo de separação mecânica pode se transformar em areia, tijolo, brita, massa para reboco e as portas, janelas, esquadrias e vigas em móveis. Mas, tem gente que joga dinheiro fora e insiste em trabalhar no erro, enviando os resíduos para a Vila Princesa, que é proibido. Além de crime ambiental, a multa é alta.

2-E segue a birra

A Justiça negou a liminar em que o Singeperon questionava a decisão do governador em assumir, via Polícia Militar, a coordenação dos trabalhos nos Presídios. Ao negar a liminar o Desembargador Oudivanil de Marins assentou: “a segurança dos presídios é de extrema importância e de forma alguma pode ser deixada a critério de uma classe que está em greve e consequentemente prejudicada de exercer suas funções. Portanto, não há motivo para se insurgir contra a intervenção da polícia militar, a qual somente irá colaborar com o funcionamento regular das unidades prisionais para manter a segurança de todos,” E mais: “o Governador do Estado tem o dever de manter a segurança em qualquer situação”. Já deu. Ninguém aguenta mais essa birra.

3-E segue o baile do busão

O Consórcio SIM é formado por duas empresas, salvo engano. O Consórcio SIM alega que a atividade tem causado prejuízo e quer entregar o contrato. Uma das empresas se habilitou para continuar mantendo o serviço e nas mesas bases. Ora, será que o prejuízo vai deixar de existir ou existe algo a mais que os gênios do meu juízo – Tico e Teco – ainda não decifraram? Para o Zé de Nana, “debaixo desse angu tem caroço”.

4-Lições de Brumadinho

O governo concede uma série de licenças para tudo e para todos os tipos de serviço. De boteco a usina nuclear passando por posto de gasolina, borracharia, restaurantes, táxis, ônibus, até hidrelétricas ou carrinho de pipoca. Ora, quem concede deve dispor de um aparato de fiscalização das concessões ou então tirar o cavalinho da chuva. Em Mariana ocorreu algo que nunca mais deveria se repetir, mas se repetiu. Você sabe quem fiscaliza as barragens da Vale? O Brasil tem 39 fiscais de barragens. Expliquei?

5-E as sirenes?

O presidente Vale explicou que as sirenes de alerta para o rompimento da barragem de Brumadinho não soaram porque terem sido atingidas antes que pudessem disparar o alarme. “Em geral, pelo histórico de rompimento de barragem, ocorre aos poucos, e aqui aconteceu um fato não é usual, houve um rompimento muito rápido da barragem e o problema é que a sirene que iria tocar foi engolfada pela queda da barragem antes que ela pudesse tocar”. Imaginem o que mais ainda pode haver sobre Brumadinho.

[email protected]


Deixe o seu comentário

sobre Política & Murupi

Leo Ladeia é baiano de Itororó, torcedor do Bahia ou um pau rodado que apoitou por aqui. Começou como radialista na Rádio Vitória Régia aos 55 anos. Apresentou o programa Lendas do Rock na rádio Parecis. Na SIC TV como aqui no Gente de Opinião Léo Ladeia fez de tudo. Astronauta, boy, pintor, poeta e pedreiro. Mutante, gosta de experimentar e de desafios, atualmente Ladeia está trabalhando no Rede TV Rondônia, canal 17,do Sistema Gurgacz de Comunicação.