Porto Velho/RO, 06 Fevereiro 2020 10:12:03

    VictoriaAngelo

    coluna

    Publicado: 06/02/2020 às 10h11min

    A-A+

    Impostos nos combustíveis e a irresponsabilidade de Dória e Witzel.

    Os dois governadores eleitos pela influência de Bolsonaro em 2018, agora tentam fugir de suas responsabilidades no desafio lançado.

    Os impostos estaduais sobre os combustíveis correspondem a 29% e os federais 15%. Por que os governadores contrários a intenção do presidente de diminuir o ICMS (imposto estadual) estão reclamando se esse é o dobro? Bolsonaro fez o desafio do teste de fidelidade dos governadores com seu povo (eleitor) e alguns já caíram no tribunal das redes sociais.

     

    A provocação.

    O presidente Jair Bolsonaro fez uma provocação aos governadores para que eles acabem com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. O chefe do Executivo disse que, se o fizerem, a União seguirá o exemplo. “Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui, agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, ressaltou o presidente, nesta quarta-feira (5/2), em entrevista a jornalistas. Dória e Witzel num grupo de Whatsapp que reúne governadores de Estado começaram a tecer críticas severas ao presidente Bolsonaro.

    Bolsonaro desafia governadores a reduzir primeiro o seus impostos.

    Dória e Witzel chiaram … .

    Os governadores de São Paulo, João Doria e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel criticaram o presidente Jair Bolsonaro, por ele ter desafiado os governadores a zerarem o ICMS, e, em troca, acabaria com os tributos federais sobre combustíveis.

    O governador do Rio e o presidente do Brasil.

    “Gestão se faz com responsabilidade, não com populismo. É preciso ter cuidado. Muitos estados estão em grave crise fiscal, e zerar o ICMS seria de uma grande irresponsabilidade”, afirmou o tucano, em entrevista ao G1.

    E disse mais:

    “Não é responsável que Bolsonaro transfira a responsabilidade para os governadores”.

    Witzel foi mais fundo…

    “Esse sujeito é irresponsável!”, disse Witzel sobre Jair Bolsonaro em um grupo de WhatsApp dos governadores, segundo a coluna Painel, da Folha de São Paulo”.

    Dória e Bolsonaro durante o início de 2019.

    A tributação nos combustíveis.

    De acordo com a Petrobras, 44% do valor dos combustíveis é composto por impostos (15% federais e 29% estaduais). O custo das refinarias, o qual a estatal regula, é de 30%. O restante do preço é composto pelo custo com etanol anidro (14%) e 12% são a margem de cobrança de distribuidoras e revendas.

     

     


    Deixe o seu comentário

    sobre Victoria Angelo Bacon

    Colaborador do Diário da Amazônia - Jornalista e professora de Língua Portuguesa e Comunicação. Graduada pela Universidade do Estado do Paraná. Especialista em Mídias Sociais pela PUC/PR. Assessora de Comunicação do Governo de Rondônia. Lecionou disciplinas de Comunicação e Linguagem na UFAM, UAB/UNB e Rede Pública de Educação de Rondônia. Secretária Executiva da Universidade Federal de Rondônia e dirigente sindical do SINTUNIR- UNIR. Colunista e apresentadora no Rondoniaovivo do programa Diálogo. Âncora do programa Diálogo nas Redes Sociais na Rede TV Rondônia em 2020.

    Arquivos de colunas