Porto Velho/RO, 26 Março 2024 22:47:18
Diário da Amazônia

Impostos nos combustíveis e a irresponsabilidade de Dória e Witzel.

Os dois governadores eleitos pela influência de Bolsonaro em 2018, agora tentam fugir de suas responsabilidades no desafio lançado.

Por Victoria Angelo Bacon.
A- A+

Publicado: 06/02/2020 às 10h11min

Os impostos estaduais sobre os combustíveis correspondem a 29% e os federais 15%. Por que os governadores contrários a intenção do presidente de diminuir o ICMS (imposto estadual) estão reclamando se esse é o dobro? Bolsonaro fez o desafio do teste de fidelidade dos governadores com seu povo (eleitor) e alguns já caíram no tribunal das redes sociais.

 

A provocação.

O presidente Jair Bolsonaro fez uma provocação aos governadores para que eles acabem com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. O chefe do Executivo disse que, se o fizerem, a União seguirá o exemplo. “Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui, agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, ressaltou o presidente, nesta quarta-feira (5/2), em entrevista a jornalistas. Dória e Witzel num grupo de Whatsapp que reúne governadores de Estado começaram a tecer críticas severas ao presidente Bolsonaro.

Bolsonaro desafia governadores a reduzir primeiro o seus impostos.

Dória e Witzel chiaram … .

Os governadores de São Paulo, João Doria e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel criticaram o presidente Jair Bolsonaro, por ele ter desafiado os governadores a zerarem o ICMS, e, em troca, acabaria com os tributos federais sobre combustíveis.

O governador do Rio e o presidente do Brasil.

“Gestão se faz com responsabilidade, não com populismo. É preciso ter cuidado. Muitos estados estão em grave crise fiscal, e zerar o ICMS seria de uma grande irresponsabilidade”, afirmou o tucano, em entrevista ao G1.

E disse mais:

“Não é responsável que Bolsonaro transfira a responsabilidade para os governadores”.

Witzel foi mais fundo…

“Esse sujeito é irresponsável!”, disse Witzel sobre Jair Bolsonaro em um grupo de WhatsApp dos governadores, segundo a coluna Painel, da Folha de São Paulo”.

Dória e Bolsonaro durante o início de 2019.

A tributação nos combustíveis.

De acordo com a Petrobras, 44% do valor dos combustíveis é composto por impostos (15% federais e 29% estaduais). O custo das refinarias, o qual a estatal regula, é de 30%. O restante do preço é composto pelo custo com etanol anidro (14%) e 12% são a margem de cobrança de distribuidoras e revendas.

 

 



Deixe o seu comentário