Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 06:44:41

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 30/11/2018 às 07h20min

A- A+

Incertezas e desalento

Há três situações claras em conflito às vésperas da posse do novo presidente e dos governadores eleitos pela primeira vez. A primeira..

Há três situações claras em conflito às vésperas da posse do novo presidente e dos governadores eleitos pela primeira vez. A primeira é de expectativa. Se Natal e Ano Novo têm o poder natural de renovar esperanças, governante eleito pela primeira vez tem o direito a pelo menos cem dias de confiança – negar esse prazo é preconceito e falta de juízo.

A segunda é de incerteza, sensação que afeta investidores às voltas com uma realidade mundial complexa e um quadro nacional difícil. O presidente eleito, Bolsonaro, experimenta uma fórmula de governar acima dos partidos, apoiando-se em blocos temáticos. Há dúvida sobre se isso vai destravar o país ou aumentar a judicialização da vida nacional, já ampla.

A terceira é de desalento, ampliada no pós-Dilma porque Michel Temer  falhou na tarefa de unir a nação.

Na Amazônia, há otimismo quanto ao combate à corrupção e à criminalidade. E, justificado ou não, há muito desalento quanto à manutenção das condições aplicadas à Zona Franca de Manaus.

Sofrendo as consequências da coroa de espinhos que a crise aplicou na indústria nacional, há o temor de que até um saldo altamente positivo seja ignorado. Cabe às lideranças da região exercer a política em seu nível mais elevado para defendê-lo.

…………………………………

Apagar das luzes

No apagar das luzes do governo Temer, o Planalto decidiu fazer alguma coisa pela segurança pública, com novos programas de ação, bem como  em investimentos na proteção e vigilância das fronteiras com o Paraguai e a Bolívia, por onde passa o grosso do tráfico de drogas – maconha e cocaína – e de armas pesadas para os morros de São Paulo e Rio de Janeiro, além do milionário contrabando de cigarros.

Radares móveis

Ao custo de R$ 140 milhões, o Ministério da Aeronáutica em parceria coma Força Aérea Brasileira está comprando radares moveis para fiscalizar as divisas brasileiras com o Paraguai – região de Foz do Iguaçu no Paraná e Ponta Porã no Mato Grosso do Sul – e da Bolívia, atendendo os reclamos de Rondônia e Acre. Lembrando que investimentos anteriores com as Vants (drones)  fracassaram em 2016.

Um aliado, please!

Nos bastidores da Assembleia Legislativa se propala que o atual presidente da Casa de Leis Maurão de Carvalho, candidato derrotado ao governo do estado esta fazendo torcida para eleger seu sucessor. Neste caso, teria apoio para ocupar a secretaria geral do Parlamento estadual,  cargo bem cobiçado nos meios políticos. Alguns deputados já defendem a ideia.

As despedidas

O governador tampão Daniel Pereira (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB) começam a contagem regressiva para a despedida dos respectivos cargos. Pereirinha começa 2019 já na direção do SEBRAE, já Maurão de Carvalho se dedica a até o final de janeiro a conclusão (falta à mobília) da moderna sede da Assembleia Legislativa do estado.

Falta planejamento

O prefeito Hildon Chaves (PSDB) reclama com carradas de razões da buraqueira causada pelas obras do PAC e da Caerd em Porto Velho. Ocorrem coisas irracionais na capital rondoniense: primeiro  asfaltam as ruas para depois esburacar. Falta planejamento e entrosamento entre a prefeitura, Caerd e o DER. Quem paga o pago é o contribuinte com tantos quadrúpedes decidindo nossos destinos.

 

Via Direta

*** Com tantos contingenciamentos de recursos para 2019, visando ajustar o orçamento da União, cujo rombo aumenta dia a dia, Rondônia já esta de barbas de molho *** Obras importantes, como a Usina Hidrelétrica de  Tabajara em Machadinho e a ponte binacional em Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia podem melar *** Já com a cabeça cheia com tantos problemas para resolver em janeiro, o governador eleito Marcos Rocha resolveu passar fora o Natal e o Ano Novo.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas