Porto Velho/RO, 25 Março 2024 08:07:25

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 09/12/2019 às 08h47min | Atualizado 09/12/2019 às 11h16min

A- A+

Incra volta acenar com melhoras na regularização fundiária em RO

 Dubai na berlinda  Em junho, quando já parecia encerrada a confusão criada pelo ministro Paulo Guedes em sua obsessão para dar fim à..

 Dubai na berlinda 

Em junho, quando já parecia encerrada a confusão criada pelo ministro Paulo Guedes em sua obsessão para dar fim à Zona Franca de Manaus, a Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade propôs trocá-la pelo “Plano Dubai”, engenhoso conjunto de providências para turbinar o desenvolvimento da Amazônia num cenário já sem a ZF.

Como as lideranças amazônicas não dormem de touca, deu-se mais uma confusão: Dubai, uma cidade-região árabe invejada por sua riqueza e soluções inovadoras e avançadas, não tinha nada a ver com o plano. Só foi mencionada para suscitar nos nativos o sonho de que seria melhor notificar ao mundo a construção aqui de uma nova Dubai que pela milésima vez noticiar uma aldeia indígena agredida por grileiros.

O biólogo Carlos Cleomir Pinheiro, depois de trabalhar longo tempo com pesquisa e desenvolvimento de bioativos regionais no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), fundou uma exemplar startup de cosméticos, fitoterápicos e alimentos funcionais naturais – a Biozer da Amazônia.

A Biozer acaba de tirar o certificado halal (próprio para o consumo de muçulmanos) e com isso vai vender para Dubai, como outras empresas associadas à Câmara de Comércio Árabe Brasileira. E assim Dubai volta à berlinda amazônica, mas desta vez sem irritar ninguém. Ao contrário, volta sob aplausos gerais.

……………………………………………..

Em mobilização

Conjuntamente com a ala Raupp, donatária do comando estadual da legenda, o senador Confucio Moura, vice-presidente nacional do MDB abriu no final de semana encontros para mobilizar o partido nos dez principais polos regionais do estado. As primeiras reuniões foram realizadas em redutos tradicionais da legenda, Ariquemes e Cacoal. Para onde vai ele recebe das bases o clamor para voltar ao CPA.

Olho vivo 

Os possíveis adversários de Confucio em 2022 – leia-se o atual governador Marcos Rocha (PSL) e o senador Marcos Rogério (DEM) – estão de olho vivo e acompanhando atentamente os movimentos de El Carecon, acostumado a ganhar eleições de virada desde os embates regionais nas décadas passadas em Ariquemes e no Vale do Jamari onde foi prefeito e deputado federal antes de ser governador.

Construção civil

Da mesma forma como tem ocorrido em outros centros importantes, a construção civil começa a reagir em Porto Velho gerando empregos. Prédios de apartamentos com preços populares e com a entrada facilitada estão vendidos antes da conclusão das obras, inclusive o Vita Bela, nas bandas da Vila Planalto. E temos vários arranha-céus em andamento na capital, principalmente na região da Embratel para serem entregues em 2020.

Beira-Rio

O alcaide Hildon Chaves (PSDB) voltou a se empolgar com seu projeto de reeleição. Nesta temporada ele melhorou nas pesquisas, foi seu melhor ano a frente da prefeitura de Porto Velho e o tucano acertou em cheio até na decoração natalina. O projeto beira-rio, aquele da urbanização da orla do Rio Madeira no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré andou para frente depois da recuperação do enroncamento que tinha desabado. Ventos favoraveis soprando.

Curva de rio

Não é a toa que o pacote anticrime do ministro da Justiça Sérgio Moro foi prejudicado na Câmara dos Deputados. Conforme levantamento do G1, 50 deputados federais estão envolvidos em processos que vão desde falsidade ideológica, corrupção, furtos, formação de quadrilha e até tortura. De bolsomídeos a petistas, muita gente na vala comum e com medo da prisão em segunda instância.

Via Direta

*** O Incra volta a acenar com melhoras na regularização fundiária em Rondônia nos próximos anos *** A exemplo de Bolsonaro que já esteve no Acre lançando obras e o ministro Sérgio Moro, também o presidente do Senado David Alcolumbre evitou Rondônia e pousou em Rio Branco no último final de semana anunciando ponte binacional e pavimentação de rodovias *** Vamos ver se no ano que vem se o presidente Bolsonaro e seus ministros se lembram que Rondônia existe e que fica antes de Rio Branco e Manaus *** As pressões na Energisa começam a surtir efeito. Muitas contas de energia baixaram *** Existe a necessidade urgente de um Distrito Policial na região portuária da capital *** A coisa esta feia: drogas, prostituição, criminalidade, fura-buchos.  

 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas