Porto Velho/RO, 27 Março 2024 17:55:19

Editorial

coluna

Publicado: 27/10/2020 às 08h39min | Atualizado 27/10/2020 às 08h40min

A- A+

Indecisos estão insatisfeitos com a confiabilidade de candidaturas

Faltando três semanas para as eleições municipais, os candidatos entram no desespero final em busca dos votos dos indecisos. Os..

Faltando três semanas para as eleições municipais, os candidatos entram no desespero final em busca dos votos dos indecisos. Os desgastes dos políticos e as repercussões negativas dos mandatários, em todo o país, tem causado uma onda de insatisfação dos eleitores. A consequência é o elevado número de indecisos. Nomes apresentados nas candidaturas na maioria das cidades não despertam o interesse do eleitorado. Tudo indica que o voto será decidido na véspera ou no dia de votação. Isso aumenta a preocupação com o futuro político do Brasil.

Os partidos não estão formando novas lideranças que possam constituir nomes fortes e confiáveis para os eleitores. Há uma repetição de sucessores familiares que nem sempre cola na vontade popular. Os fundos partidários, que entre outras finalidades, são destinados para a formação política de base, pouco tem contribuído para a consolidação de uma nova geração de políticos éticos e preparados para fazer gestão pública responsável e de qualidade. 

O eleitorado permanece na tendência de votar em ’novo’ e ‘novidade’, porém as velhas opções permanecem querendo florescer onde a terra está ácida e seca para o protótipo de políticos que não se renovam. Nos lugares onde surgiram novas lideranças, a empolgação dos eleitores é maior e os indecisos caem naturalmente nas intenções de votos. 

Até a forma de fazer política tem mantido os moldes convencionais com as publicações apócrifas; toma lá, dá cá; o voto com preço; troca de favores; enfim, eleitores e candidatos se mantendo porque as opções não se renovam. Levarão vantagens nessas eleições, os candidatos que conseguirem convencer os eleitores com a imagem de credibilidade e confiabilidade. São esses os elementos que farão os indecisos tomarem suas decisões. 


Deixe o seu comentário

sobre Editorial

O Diário da Amazônia foi fundado em 13 de setembro de 1993. Um jornal a serviço da sociedade, com respeito pela notícia.

Arquivos de colunas