Porto Velho/RO, 19 Março 2024 13:03:15
Diário da Amazônia

Índice de desemprego em Rondônia é o 2° menor do país

A pesquisa mostra que metade das famílias do Estado receberam o Auxílio Emergencial

Por Redação / Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 27/10/2020 às 09h53min | Atualizado 27/10/2020 às 09h54min

Com um índice de 9,1%, Rondônia registrou, em setembro, a segunda menor taxa de desemprego no país. É o que mostram os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid-19), divulgado na última sexta-feira, 23, pelo IBGE.

Santa Catarina foi o único estado que teve taxa de desocupação menor do que a de Rondônia (7,8%). Além de Santa Catarina e Rondônia, outros 11 estados apresentaram índice de desemprego abaixo da média nacional, que foi de 14% em setembro.

Em 14 estados, taxa de desemprego em setembro superou a média nacional. — Foto: Economia/G1

Metade

Outro resultado que chama a atenção na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19), do IBGE, é o número de domicílios rondonienses que recebeu o Auxílio Emergencial pago pelo governo federal.

A pesquisa mostra no região Norte, Rondônia foi o único estado da região onde pelo menos metade das famílias receberam em setembro o benefício, criado para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus.

A PNAD Covid-19 iniciou em maio deste ano, com entrevistas realizadas por telefone. A amostra é fixa, ou seja, os domicílios entrevistados no primeiro mês de coleta de dados permanecerão na amostra nos meses subsequentes, até o fim da pesquisa.

O questionário se divide em duas partes, sendo uma direcionada a questões de saúde, especificamente sobre sintomas associados à síndrome gripal e outra, a questões de trabalho.



Deixe o seu comentário