Porto Velho/RO, 22 Março 2024 10:06:36
PLANTÃO DE POLÍCIA

Indígenas Uru Eu Wau Wau tem área invadida por grileiros

Os vídeos gravados pelos próprios indígenas mostram áreas desmatadas e uma grande picada aberta no meio da floresta. O conflito nessa..

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 16/01/2019 às 18h22min | Atualizado 17/01/2019 às 15h22min

Os vídeos gravados pelos próprios indígenas mostram áreas desmatadas e uma grande picada aberta no meio da floresta. O conflito nessa região não está descartado, já que dezenas de grileiros, segundo os próprios indígenas pode ocorrer um conflito. Segundo informações preliminares a ordem para invadir veio de fora.

A liderança dos Uru Eu Wau Wau da linha 623 já denunciou o caso a Funai, mas que nenhum órgão federal tinha comparecido região. A região dos povos Uru Eu Wau Wau tem aproximadamente 1,8 milhão hectares, com seis etnias e sete aldeias, sendo uma da amondawa que somam de mil indígenas.

A área, denunciada foi invadida por 40 pessoas. Essa é a segunda invasão em terras da Amazônia, a última foi no mês de janeiro. Em fevereiro o Ministério Publico Federal descobriu que madeireiros ilegais estavam até loteando o território para invasores.

A associação Kanindé e os Povos Indígenas cobraram as providências já que seus direitos estavam sendo violados. Pure Uru Eu Wau Wau está preocupado com um possível conflito.

Os índios Uru Eu Wau Wau relatam que os invasores se encontram armados e fazem seguidas ameças ao cacique e outras lideranças.



Deixe o seu comentário