BUSCA O QUE ESTÁ PROCURANDO?

Onde deseja efetuar a busca?

Índios querem manutenção dos serviços de saúde

Indígenas de Rondônia aderiram ao dia de atos públicos realizados no país, contra a municipalização da saúde indígena, anunciada..

Publicado: 28/03/2019 às 10h04

Foto: Divulgação

Indígenas de Rondônia aderiram ao dia de atos públicos realizados no país, contra a municipalização da saúde indígena, anunciada pelo governo federal. Segundo o cacique Marcelo Cinta Larga isso será um retrocesso e deixará a população indígena desassistida. Os indígenas fecharam a BR-364, no distrito de Riozinho (Cacoal) em dois momentos pela manhã e a tarde, totalizando quatro horas de bloqueio.

A proposta do governo federal é extinguir a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) que é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do SasiSUS (Subsistema de Atenção à Saúde Indígena), no SUS (Sistema Único de Saúde).

Foto: Divulgação

Com isso, os serviços de saúde aos indígenas serão realizados pelos municípios. Os índios alertam que as prefeituras passam por dificuldades e não tem estruturas para fazer o atendimento especialilzado.

Segundo Marcelo Cinta Larga, “a Sesai é o único órgão de assistência a saúde que conseguiu atingir a meta, enfrentando todas as dificuldades, fazendo os atendimentos lá nas aldeias. Por isso queremos a manutenção da Sesai e não a municipalização da saúde indígena no Brasil”, afirmou.

Em acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o protesto foi organizado em dois momentos para não causar maior impacto no trânsito. Pela manhã, os índios fecharam das 10h as 12h e a tarde das 14h as 16h.

Por Redação Diário da Amazônia

Deixe o seu comentário