Porto Velho/RO, 28 Março 2024 10:40:14

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 10/04/2019 às 09h29min | Atualizado 10/04/2019 às 09h30min

A- A+

Índios, saúde e clientes

Desde que a ameaça de extinção da humanidade pelo agravamento dos rigores climáticos deixou de ser uma desprezível teoria da..

Desde que a ameaça de extinção da humanidade pelo agravamento dos rigores climáticos deixou de ser uma desprezível teoria da conspiração ou distopias literárias e cinematográficas, impondo-se como um risco real, tudo o que se relaciona com a Amazônia interessa ao mundo.

Não é surpresa, assim que o Vaticano esteja preparando seu Sínodo Especial sobre o tema “Amazônia”, a se realizar de 6 a 27 de outubro. A exemplo de outros eventos relacionados à Amazônia, o mundo também abriu uma janela de atenção para a manifestação de dezenas de etnias indígenas reunidas em Porto Velho para discutir questões de saúde.

Prova da atenção aos povos da Amazônia está no caso dos Pater-Suruís, presentes ao radar de interesses humanos pelo menos desde 1969, quando foram contatados e viveram a ameaça da extinção. O esforço mundial em sua defesa os levou a ostentar hoje a marca exemplar de uma etnia que soube resistir e se adaptar, integrando-se com qualidade ao agronegócio.

Granjeou, assim, o respeito dos europeus, como exigentes consumidores, por sua elogiada produção de café com técnicas sustentáveis. Respeitar a saúde dos povos da floresta e parar de perder clientes pelo mundo por conta de bravatas ideológicas fará bem a todos.

Um interlocutor

Ainda é mistério o nome do novo interlocutor do governo de Rondônia com o parlamento estadual, cujas relações tem sido conflituosas nestes primeiros 100 dias de gestão Vários nomes tem sido especulados nos corredores palacianos e na Assembléia Legislativa, inclusive a troca do atual chefe da Casa Civil Pedro Pimentel, alvo de boatos dos adversários, e dos chamados fake news.

Guajará Mirim

O municipio de Guajará Mirim chegou aos 90 anos de emancipação política e administrativa na quarta-feira com a população cobrando compromissos antigos com a região de fronteira. A prometida ponte binacional, ligando o Brasil a Bolívia, até hoje não saiu do papel. A economia da “Pérola do Mamoré” padece de revitalização. O comércio segue em marasmo com muitos pontos comerciais fechados.

Mais transparência

De autoria do deputado federal Aliel Machado (PSB-PR), projeto de lei tramita na Camara dos Deputados criando regras específicas para as pesquisas eleitorais no País, garantindo mais transparencia nos resultados. Além de mais transparência, haverá multas pesadas para os fraudadores, com penalidades chegando a R$ 100 milhões. A fraude também poderá ocasionar a perda do registro da empresa.

Cabelos em pé

Ao meio de fugas nos presidios, protestos escolares, fechamento da BR 364 na Ponta do Abunã, e do elevado desemprego, o município de Porto Velho vivencia atualmente um verdadeiro inferno astral. E temos ainda boatos da presença de agentes da ABIM gravando políticos em Rondônia, o que deixou muita gente preocupada no estado nos últimos dias. De cabelos em pé.

Um cipoal

Não é a toa que políticos e empresários enrolados fiquem de cabelos em pé cada vez que a onda de boatos ganha corpo. Ocorre que existe um cipoal de rabos amarrados entre políticos e o crime organizado e em operações anteriores da Polícia Federal se constatou as ligações entre vários grupelhos. O lamentável é a impunidade e seguidos julgamentos adiados, como foi o caso dos envolvidos na Operação Dominó.

Via Direta

*** Segue hoje e acaba amanhã mais uma Marcha dos Municípios em Brasília, muito prestigiada nesta edição *** O papo do presidente Bolsonaro, do presidente do Senado Alcalumbre e do presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia durante a marcha municipalista foi para acalentar bovinos, ou seja, conversa para boi dormir *** Nada de prático no encontro e para os municípios obterem recursos só depois da reforma da previdência *** Será que a parceria governo de Rondônia/PVH vai garantir mesmo a nova rodoviária?


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas