Porto Velho/RO, 27 Março 2024 17:44:34
Diário da Amazônia

Inscrições para a Escola Aberta da Terceira Idade no IFRO

Ao todo serão 120 vagas a serem preenchidas de forma imediata e 60 vagas para o cadastro reserva, divididas em quatro locais da capital

A- A+

Publicado: 23/09/2019 às 10h52min

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizará entre os dias 23 e 27 de setembro inscrições para o Programa Escola Aberta da Terceira Idade (EATI). Poderão se inscrever pessoas acima de 60 anos do município de Porto Velho (RO). Ao todo serão 120 vagas a serem preenchidas de forma imediata e 60 vagas para o cadastro reserva, divididas em quatro locais da capital: Campi Porto Velho Calama e Zona Norte, Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU/SEMED) e Centro de Convivência do Idoso (CCI/SEMASF).

As inscrições serão gratuitas e deverão ser realizadas pessoalmente nos locais indicados no edital, que pode ser acessado através do seguinte link: https://bit.ly/2kSuzMs.  No ato da inscrição os (as) candidatos(as) deverão apresentar: a) Ficha de Inscrição conforme modelo no Anexo I; b) Documento oficial de identificação com foto (cópia simples e original); c) Comprovante de residência (cópia simples e original). As vagas serão destinadas a idosos que comprovarem a idade mínima de 60 anos. A classificação dos candidatos (as) ocorrerá por ordem de chegada.

Uma das primeiras ações do Programa será a oferta de educação musical. “As atividades com música proporcionarão ao idoso um trabalho cognitivo intenso, o que inclui resgatar e aprimorar a memória, a atenção, a concentração e o desenvolvimento sensório motor. Um curso de sensibilização musical para amantes da música de forma geral. Não há necessidade de conhecimento musical prévio para participar”, explica o Coordenador Geral do Programa e Professor de Música, Marcelo Caires.

O lançamento do Programa Escola Aberta da Terceira Idade (EATI) acontecerá no dia 07 de outubro de 2019, no Auditório do Campus Porto Velho Calama, às 14h.

Sobre o Programa

O Programa Escola Aberta da Terceira Idade do IFRO, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e da Família (SEMASF) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está desenhado para que seja um espaço institucional interdisciplinar, que leve gratuitamente à comunidade de idosos o desenvolvimento humano, estético, crítico e social, a partir de diferentes linguagens artísticas (artes integradas), educação, cultura, inclusão digital, atualização acadêmica, saúde, socialização, diversão e lazer.

Será composto por disciplinas dinâmicas com duração de no mínimo um mês e no máximo cinco meses (por semestre letivo institucional), e que visem trabalhar elementos do dia a dia do idoso, além de necessidades diversas que estejam relacionadas ao processo de senescência humano.

Nos campi do IFRO, as atividades serão realizadas duas vezes por semana, sendo inicialmente nas terças e quintas-feiras, com duração de 2h30, no horário de 09h às 11h30 ou das 14h às 16h30. Nos parceiros (CCI e CEU) as atividades serão eletivas e oferecidas conforme demanda, iniciando pelas atividades musicais, e ocorrerão uma vez por semana no período mínimo de 80 (oitenta) minutos e máximo a definir de acordo com a disponibilidade dos espaços e dos colaboradores envolvidos.

O Programa agregará atividades extracurriculares que poderão integrar ou não o horário oficial das atividades da matriz de disciplinas: Cine IFRO, palestras sobre temas diversos como direito dos idosos, nutrição, atividade física, autoestima, autocuidado, prevenção/tratamento de problemas biopsicossociais, doenças da velhice etc.

“O Programa é um avanço do IFRO na área social e de extensão. Além disso, o Instituto sai na frente “trazendo para dentro das suas ações também o público na terceira idade. Normalmente as pessoas acima dos quarenta anos não consideram atualizar-se nos seus projetos de vida por mais vinte, trinta, quarenta anos ou mais. O programa é uma oportunidade ímpar para que idosos coloquem corpo e mente novamente em ação”, conclui Marcelo.



Deixe o seu comentário