Porto Velho/RO, 28 Março 2024 07:23:31

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 07/05/2019 às 08h22min

A- A+

Intenção da campanha é dar um fim à Zona Franca de Manaus

A ZFM vai acabar? Discriminação? Ignorância?  Desinformação? É difícil encontrar uma definição precisa para a campanha encetada..

A ZFM vai acabar?

Discriminação? Ignorância?  Desinformação? É difícil encontrar uma definição precisa para a campanha encetada por políticos, governantes e mídia do Sudeste contra as condições especiais da Zona Franca de Manaus e o que ela representa para a região Norte. Movimento inútil, desgasta e desune a nação. É um atrito desnecessário por gerar mais calor que luz.

A intenção óbvia da campanha é dar um fim à ZFM. Mas é exatamente isso o que todos querem e ela vai acabar. Aliás, tem que acabar, pois foi criada justamente com a finalidade de incentivar o desenvolvimento da economia regional por um período determinado, até que a paridade de condições com as demais regiões permita a extinção das condições especiais que motivaram o governo militar a criá-la.

O argumento sobre à renúncia fiscal é infantil. Foca 8,5% do total, que as provas demonstram ter bom resultado, e simplesmente nada menciona a respeito do que é feito com os demais 91,5% – e seu custo-benefício.

A ZFM, portanto, terá que acabar, mas não agora, por medida ditatorial ou imposição de éditos imperiais. Não sem um debate sério, não sem cumprir as exigências constitucionais que determinam o combate às desigualdades regionais. Jurar cumprir a Constituição e em seguida rasgá-la é crime de lesa-pátria.

…………………………………………  

Um recordista

Com cinco ex-presidentes da Assembléia Legislativa condenados a prisão em regime fechado – alguns ainda cumprindo pena – Rondônia se tornou um recordista no quesito. Maurão de Carvalho (MDB) tinha conseguido segurar o processo de 2010, o que lhe permitiu disputar o governo do estado. É O MDB cada vez mais sujo e já querendo trocar de nome.

Os impeachments

Como já era esperado os pedidos de impeachmnts do governador Marcos Rocha (PSL) e do prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) não deram em nada. E como se recorda, os pedidos foram solitados por paus mandados de deputados e vereadores cujos parlamentares não tiveram coragem de assumir a intenção de afastar do poleiro os dois mandatários.  

A ressurreição

A farra da criação de novos partidos segue perante o Tribunal Superior Eleitoral-TSE. São pelo menos 74 novas legendas em formação e entre elas se busca a ressurreição da antiga Arena, aquele partido que dava sustentação ao regime militar nos anos da ditadura. As generosas verbas do fundo partidario continuam inspirando mais legendas pelo Brasil afora.

Na Amazônia

Os congresistas começam a discutir assuntos importantes relacionados à Amazônia, como os aeroportos irregulares e as riquezas minerais. Poderá ser incluida na pauta das comissões técnicas também, a pedido dos representantes do Amapá e Pará, o problema dos escalpelamentos nos rio da Amazônia, acidentes provocados nos barcos a motor arrancando as cabeleiras da mulheres.

Uma tendência

Ainda no campo político, se vê a tendência de mudar as denominações de várias legendas buscando se modernizar ou até mesmo projetar maior sintonia com o eleitorado brasileiro que repudiou as lideranças mais tradicionais nas eleições passadas. De tucanos a comunistas, todo mundo pesquisa um novo nome para os próximos pleitos. Vai que cola…

Via Direta

*** Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados debate o pacote anticrime do ministro da Justiça Sérgio Moro *** Não faltarão parlamentares enrolados querendo encontrar pelo em ovo no conjunto de medidas *** Alguns partidos começaram as sondagens buscando renovação de quadros para a disputa de cadeiras a Câmara de Vereadores de Porto Velho *** Os funcionários fantasmas voltaram com tudo em 2019. Tem até fantasma rondoniense no exterior.    


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas