Porto Velho/RO, 31 Agosto 2021 17:30:09

SolanoFerreira

coluna

Publicado: 14/07/2021 às 07h37min

A-A+

Investimento em turismo gera empregos, renda e aquece a economia

Aos poucos o grande e maravilhoso potencial turístico de Rondônia vai saindo do anonimato e virando atrativos organizados. As iniciativas..

Aos poucos o grande e maravilhoso potencial turístico de Rondônia vai saindo do anonimato e virando atrativos organizados. As iniciativas organizadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), vem dando outro olhar para lugares, espaços e riquezas naturais que passavam despercebidos pelo olhar comum. A criação de cadeia de valor e a organização do negócio torna o potencial natural e histórico de Rondônia como grande fator econômico e financeiro para as comunidades e para todo o estado.

Em todo o mundo, os investimentos em turismo são considerados prioritários para atrair o capital externo, através do fluxo de visitações e consumo. Apesar de grande potencial histórico, cultural e natural, o nosso País figura com apenas 1% dos negócios turísticos do mundo. Rondônia também ainda dá os primeiros passos nesse negócio de forma profissionalizada.

O potencial desperdiçado pode trazer grandes valores econômicos. Rondônia tem muitos pontos que podem ser transformados em lugares turísticos. O conjunto de oportunidades e de opções é que fará com que o turista saia de um lugar distante para visitar onde estamos. É preciso ter ampla oferta de atividades e lugares para que o turista possa planejar um gasto e um tempo proveitoso e fazer o deslocamento e o investimento na viagem. Por isso é importe profissionalizar e organizar o setor.

É preciso considerar ainda que, o turismo interno tem grande valor econômico. Finais de semanas e feriados são datas curtas que podem girar a economia do turismo para o público local ou regional. Enfim, de uma forma mais ampla, a organização do negócio fará com que nos tornamos atrativos para visitações e teremos no estado dinheiro extra desses visitantes que consomem e gastam com prazer. O turismo como negócio gera empregos, serviços, renda e ajuda na sustentação economia.


Deixe o seu comentário

sobre Solano Ferreira

Editor-Chefe do Diário da Amazônia. Comunicador Social e Marketing/ Mestre em Geografia. Atua na Gestão Estratégica e Gerenciamento de Crise.

Arquivos de colunas