Porto Velho/RO, 23 Março 2024 22:16:06
SAÚDE

Janeiro é o mês de combate ao câncer de colo do útero

aneiro é o mês da campanha internacional que tem por objetivo conscientizar e alertar a população feminina sobre a prevenção do..

Por EXTRA ONLINE
A- A+

Publicado: 10/01/2019 às 15h24min

Foto: Gabriel de Paiva / Gabriel de Paiva

aneiro é o mês da campanha internacional que tem por objetivo conscientizar e alertar a população feminina sobre a prevenção do câncer de colo do útero. Esta é quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa de 2018 era de mais de 16 mil novos casos no país.

O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero é a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV). A vacina contra o HPV é uma das ferramentas para a prevenção da doença. As doses de imunização são distribuídas gratuitamente para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

O exame preventivo do câncer do colo uterino (Papanicolau) é a principal estratégia para detecção de lesões precursoras e diagnóstico da doença em fase inicial. Mulheres vacinadas também devem realizar o exame preventivo.

— Em relação aos sinais e sintomas mais comuns, devemos ressaltar que eles são inespecíficos ou já podem indicar doença em estágios mais avançados. Entre os sintomas, destacam-se o sangramento vaginal, o corrimento ou secreção atípica vaginal, dor ou sangramento após relação sexual e dor na região pélvica — detalha Cristiane Rocha, oncologista do CON – Oncologia, Hematologia e Centro de Infusão.



Deixe o seu comentário