Porto Velho/RO, 24 Março 2024 20:00:08
Diário da Amazônia

Japão impõe mais restrições a visitantes para conter novo coronavírus

País vai estabelecer quarentena para chineses e sul-coreanos

A- A+

Publicado: 06/03/2020 às 08h08min

People wearing masks walk at Bandaranaike International Airport after Sri Lanka confirmed the first case of coronavirus in the country, in Katunayake, Sri Lanka January 30, 2020. REUTERS/Dinuka Liyanawatte

O governo japonês está ampliando as medidas para conter a propagação do novo coronavírus. Até a próxima segunda-feira (9), o país vai iniciar a imposição de quarentena para visitantes procedentes da China e Coreia do Sul.

“Vamos solicitar às pessoas provenientes desses dois países, que entrem no Japão, a permanecer duas semanas em locais especialmente designados pelo chefe de quarentena, além de não usarem sistemas de transporte público”.

As medidas vão vigorar até o dia 31 de março e serão aplicadas a todas as pessoas que ingressarem no país procedentes desses dois países, incluindo as de nacionalidade japonesa.

O governo também vai suspender alguns vistos emitidos para chineses e coreanos.

Será ampliada sua lista de proibição de viagens, incluindo partes do Irã e novas áreas da Coreia do Sul, a partir de 7 de março.

Legisladores deverão aprovar um projeto de lei, até mesmo na próxima semana, que permitirá que o premiê declare estado de emergência em resposta ao surgimento do novo coronavírus.

A legislação permitirá que governos locais controlem horas de atividade de alguns setores de negócios, fechem escolas e instruam pessoas a permanecer em casa. As autoridades também poderão usar edifícios e terrenos, mesmo sem o consentimento dos proprietários, para fins médicos.

Coreia do Sul lamenta medidas

O Ministério do Exterior da Coreia do Sul lamentou a decisão do Japão, de impor quarentena por duas semanas aos visitantes procedentes do país.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, o ministério disse lamentar o que descreveu como uma medida irracional e excessiva. Acrescentou que consultas realizadas entre os dois países têm sido insuficientes.

A declaração cita, também, que a prioridade máxima do governo é a manutenção da saúde e segurança dos seus cidadãos, e que Seul poderá tomar ações em resposta às medidas do Japão.

Atualmente, o governo está mantendo um alerta de nível mais baixo para viagens ao Japão, mas o ministério sul-coreano indicou que poderá elevar esse nível.

Fonte: Agência Brasil



Deixe o seu comentário