Porto Velho/RO, 20 Março 2024 20:37:29
Diário da Amazônia

Ji-Paraná – 17 mil eleitores ainda estão com títulos suspensos

  O município de Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado, conta atualmente, com mais de 17 mil eleitores em situação..

Por J. Nogueira
A- A+

Publicado: 22/07/2019 às 15h03min

 

O município de Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado, conta atualmente, com mais de 17 mil eleitores em situação irregular. O maior número é de cadastrados na 30ª Zona Eleitoral, segundo o chefe do cartório, Osmaldo Júnior. Para tentar oportunizar as pessoas se regularizarem, o atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 18 horas, sem intervalo para o almoço. O Fórum eleitoral também já registra a procura por jovens eleitores, que participarão das eleições para prefeito e vereadores, no próximo ano.

Na 30ª Zona Eleitoral, são cadastrados 59.329 eleitores aptos a votar nas 232 sessões dos 28 locais. Além desse número, 12 mil pessoas estão com o título eleitoral cancelados por vários motivos, entre os quais, ausência nas eleições e o pagamento de multas. Osmaldo Júnior também lembrou que 821 títulos estão suspensos por restrição judicial. Já na 3ª Sessão são 26.847 eleitores das 116 sessões e 20 pontos de votação. Outros 4.999 títulos estão cancelados e mais 276 suspensos por restrição judicial. Totalizando 17.079 títulos cancelados. Osmaldo Júnior disse ser necessário a presença desses titulares no sentido dos mesmos se regularizarem, o quanto antes.

 

Biometria

Por ter sido umas das primeiras cidades a realizar o Mutirão da Biometria, quando ocorreu no parque de exposições Hermínio Victorelli, o município de Ji-Paraná não terá mais essa ação pela Justiça Eleitoral, ao menos, esse ano, não existem nenhuma previsão. Os eleitores que estejam com a situação irregular junto a Justiça Eleitoral, devem procurar a sede do Fórum Eleitoral localizado na avenida Marechal Rondon. Osmaldo Júnior, chefe da 30ª Zona Eleitoral disse que na sexta-feira que o trabalho biométrico, continua sendo realizado normalmente, até maio do próximo ano. Ele concluiu alertado aos eleitores irregulares que caso o problema não seja solucionado, os mesmos ficaram impossibilitados, por exemplo, de consegue qualquer tipo de certidão, passaporte, certificado de reservista e até o pagamento salarial suspenso.

 

Primeiro título

Para os jovens que já estão no período de solicitar o primeiro Título Eleitoral, Júnior orientou também procurar o Fórum Eleitoral, sem preciso a presença dos pais. Basta estar portando documentos pessoais. “O trabalho de coleta de dados, fotos e a biometria, não é demorado”, afirmou Osmaldo Júnior.



Deixe o seu comentário