Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:00:10
SAÚDE

Ji-Paraná confirma 1° caso de coronavírus, diz secretaria municipal

A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná confirmou, na noite desta quinta-feira (19), o primeiro caso positivo para o novo..

A- A+

Publicado: 20/03/2020 às 09h14min | Atualizado 20/03/2020 às 10h20min

Foto: Ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná confirmou, na noite desta quinta-feira (19), o primeiro caso positivo para o novo coronavírus em Rondônia. De acordo com a pasta, o paciente, de 29 anos, é morador de São Paulo que esteve em viagem a trabalho no município e, após sentir os sintomas, contratou uma equipe médica particular.

O resultado do exame diagnosticado como positivo foi entregue no início da noite desta quinta-feira ao departamento de epidemiologia de Ji-Paraná, que registrou o caso no sistema nacional de controle.

Por telefone, o secretário municipal Rafael Papa confirmou a veracidade do caso. “É verdade. Daremos mais detalhes sobre o diagnóstico em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (20)”, disse.

Ainda de acordo com a secretaria municipal, amostras foram coletadas na cidade e encaminhadas para análise em laboratório da rede de saúde privada. Depois da coleta, o paciente infectado fretou voo particular retornando para São Paulo, onde permanece em observação médica e isolamento.

Por telefone, o coordenador estadual do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Sid Orleans, informou que o exame realizado em Ji-Paraná foi feito em um laboratório particular, e portanto, neste momento, a secretaria de saúde Rondônia e o Ministério da Saúde não confirmam a informação.

Sid orleans disse ainda que, na manhã desta sexta-feira (20), uma equipe vai localizar as amostras na tentativa de realizar uma contraprova em um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde e somente após esses procedimentos será possível considerar ou não o caso em investigação, anunciado pela prefeitura de Ji-Paraná.

O último balanço oficial da Sesau revela que Rondônia investiga 84 casos suspeitos de coronavírus.

Casos no Brasil

De acordo com dados atualizados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 647 casos suspeitos da doença. Os estados vizinhos a Rondônia já confirmaram casos positivos para Covid-19, como Acre e Amazonas.

O primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada pelo novo vírus (Sars-Cov-2) foi confirmado no dia 17 de março, na cidade de São Paulo. (Fonte: G1/Ro)

Nota Oficial

Paciente confirmado com resultado positivo para Covid-19

A Prefeitura Municipal de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que foi confirmado o primeiro caso de paciente com resultado positivo para Coronavírus (Covid-19) em Rondônia, sendo o registro feito na cidade de Ji-Paraná.

Trata-se de um morador da cidade de São Paulo, que esteve em viagem a trabalho no município, onde após sentir os sintomas, contratou equipe médica particular para realizar o acompanhamento. Foram coletadas amostras na cidade e enviadas para análise em laboratório da rede de saúde privada. Após este procedimento, o paciente fretou voo particular retornando para sua cidade, onde permanece em observação e em isolamento social.

O resultado do exame diagnosticado como positivo foi entregue no início da noite desta quinta-feira (19) ao departamento de epidemiologia de Ji-Paraná que de imediato registrou o caso no sistema nacional de controle.

Diante desta situação e comprometida com o bem-estar social da população, a Prefeitura de Ji-Paraná conclama a população para que tomem todas as medidas protetivas de higienização e evite o convívio social. O sucesso das ações governamentais para evitar a disseminação do Covid-19 depende diretamente do comportamento individual e coletivo da nossa sociedade. A prevenção está em nossas mãos.

Para maiores esclarecimentos, nesta sexta-feira (20), às 09:00 horas, o Prefeito Municipal Marcito Pinto, o Secretário Municipal de Saúde, Rafael Papa, o diretor do departamento de Epidemiologia, Thiago Butzke freire, concederão entrevista à imprensa, no Auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Assessoria

 



Deixe o seu comentário