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Rádio Alvorada

Ji-Paraná discute Ideologia de Gênero nos Planos de Educação

O assunto Ideologia de Gênero é complexo e divide opiniões

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Publicado: 29/06/2015 às 14h06min | Atualizado 29/06/2015 às 14h07min

IdeologiaNesta terça-feira (30), o vereador e presidente do Poder Legislativo do Município de Ji-Paraná, Nilton Cesar Rios, será entrevistado por Fábio de Souza durante o programa Alvorada ao Vivo.

Entre os assuntos que devem ser abordados, destaca-se a “Ideologia de Gênero nos Planos de Educação”, que tem provocado polêmica entre a sociedade. O assunto é complexo e divide opiniões.

Na sessão da Câmara do Município, será realizada também nesta terça-feira, este é  um dos assuntos que estão na pauta de discussões, independentemente de que o mesmo já tenha sido retirado da pauta de discussões e votação no Poder Executivo do Município.

Ainda sobre Ideologia de gênero nos Planos de Educação, a seguir o posicionamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB):

Os debates e votações sobre os Planos Municipais de Educação têm discutido a inclusão da ideologia de gênero nas escolas.

Na quinta-feira, 18 de  junho, a CNBB divulgou uma nota a respeito com posição dela sobre as propostas.

Para a CNBB, a proposta de universalização do ensino e o esforço do Estado em estabelecer a inclusão social como eixo orientador da educação merece apoio e consideração. Por outro lado, “a introdução dessa ideologia na prática pedagógica das escolas trará consequências desastrosas para a vida das crianças e das famílias”.

Confira, a seguir, a íntegra da nota:

Nota da CNBB sobre a inclusão da ideologia de gênero nos Planos de Educação

“Homem e mulher ele os criou” (Gn 1,27)

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília, nos dias 16 a 18 de junho, manifesta seu reconhecimento pelo importante trabalho de elaboração dos Planos Estaduais e Municipais de Educação em desenvolvimento em todos os estados e municípios brasileiros para o próximo decênio. A proposta de universalização do ensino e o esforço de estabelecer a inclusão social como eixo orientador da educação merecem nosso apoio e consideração ao apontar para a construção de uma sociedade onde todas as pessoas sejam respeitadas.

A tentativa de inclusão da ideologia de gênero nos Planos Estaduais e Municipais de Educação contraria o Plano Nacional de Educação, aprovado no ano passado pelo Congresso Nacional, que rejeitou tal expressão. Pretender que a identidade sexual seja uma construção eminentemente cultural, com a consequente escolha pessoal, como propõe a ideologia de gênero, não é caminho para combater a discriminação das pessoas por causa de sua orientação sexual.

O pressuposto antropológico de uma visão integral do ser humano, fundamentada nos valores humanos e éticos, identidade histórica do povo brasileiro, é que deve nortear os Planos de Educação. A ideologia de gênero vai no caminho oposto e desconstrói o conceito de família, que tem seu fundamento na união estável entre homem e mulher.

A introdução dessa ideologia na prática pedagógica das escolas trará consequências desastrosas para a vida das crianças e das famílias. O mais grave é que se quer introduzir esta proposta de forma silenciosa nos Planos Municipais de Educação, sem que os maiores interessados, que são os pais e educadores, tenham sido chamados para discuti-la. A ausência da sociedade civil na discussão sobre o modelo de educação a ser adotado fere o direito das famílias de definir as bases e as diretrizes da educação que desejam para seus filhos.

A CNBB reafirma o compromisso da Igreja em se somar aos que combatem todo tipo de discriminação a fim de que tenhamos uma sociedade sempre mais fraterna e solidária. Confia que a sociedade e o Estado cumpram seu direito e dever de oferecer a toda pessoa os meios necessários para uma educação livre e autêntica (cf. CNBB – Doc. 47, n. 73). Reafirma também o papel insubstituível dos pais na educação de seus filhos e primeiros responsáveis por introduzi-los na vida em sociedade.

Agradecemos a tantos que têm se empenhado na defesa de uma educação de qualidade no Brasil, opondo-se até mesmo a excessos do Estado que, muitas vezes, se sobrepõe ao papel dos pais e da família. A estes exortamos a que, juntamente com educadores e associações de famílias, assumam sua tarefa de protagonistas na educação dos filhos.

Que Deus inspire os legisladores na responsabilidade que têm nesse momento e anime os educadores na nobre e sublime tarefa de colaborar com os pais em sua missão de educar.

Brasília, 18 de junho de 2015.



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