Porto Velho/RO, 19 Março 2024 18:57:56
Diário da Amazônia

Ji-Paraná está fora do risco de epidemia de dengue

Dados em 2018 foram registrados 182 notificações e 37 casos confirmados de dengue em Ji-Paraná

Por Redação Diário da Amazônia e A.I.
A- A+

Publicado: 06/12/2019 às 10h36min

Os dados coletados pelos agentes de endemias de Ji-Paraná constataram que a infestação predial relativa ao mosquito que transmite a dengue está em 1,7%. Esse número coloca Ji-Paraná fora do risco de epidemia de dengue, segundo o Ministério da Saúde, mas é preciso continuar combatendo o mosquito eliminando os criadouros.

A pesquisa foi realizada pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Lira). A prefeitura de Ji-Paraná, por meio do Comitê Municipal de Combate ao mosquito da dengue divulgou o resultado na terça-feira (3).

O diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Thiago Butzske Freire, ressalta que 80% dos criadouros se formam dentro dos quintais. Os bairros da cidade com maior índice de infestação do mosquito foram Duque de Caxias, Cafezinho, Alto Alegre e Parque dos Pioneiros.

“A prefeitura está trabalhando para a maior efetividade na prevenção e no combate e eliminação dos criadouros do mosquito. A população precisa colaborar também. Se cada família tirar um dia da semana para verificar os locais que acumulam água e eliminar esses criadouros do mosquito, a chance do índice aumentar é pequena.

Temos que somar forças nesta luta contra o Aedes aegypti”, disse o diretor. Os casos de dengue têm diminuído em Ji-Paraná. Em 2018 foram registrados 182 notificações e 37 casos confirmados. Este ano foram 60 casos notificados e apenas nove positivos. “Então vamos continuar atentos para não permitir que o índice aumente e a doença seja transmitida, principalmente agora no período chuvoso”, finalizou o secretário municipal de saúde, Rafael Papa.



Deixe o seu comentário