Porto Velho/RO, 23 Março 2024 19:27:05
Diário da Amazônia

Ji-Paraná foi sede do Capacita APAE Brasil

A cidade de Ji-Paraná sediou a primeira edição estadual e a 7ª nacional do projeto Capacita APAE Brasil, promovido pela Federação..

Por Jota Nogueira
A- A+

Publicado: 30/10/2019 às 10h05min

A cidade de Ji-Paraná sediou a primeira edição estadual e a 7ª nacional do projeto Capacita APAE Brasil, promovido pela Federação Nacional das APAE’s, e coordenado, em Rondônia, pela Federal Estadual das APAE’s. O evento contou com a participação de 40 municípios, realizado em um dos hotéis do segundo distrito do município, aberto na noite de domingo (27) e encerrado nessa terça-feira (29). A diretora administrativa da APAE/Ji-Paraná, Maria José afirmou que o resultado é altamente positivo.

A presidente da APAE/Rondônia, Ilda Salvático, explicou que o projeto Capacita Brasil APAE conta com a participação direta do presidente nacional da instituição, José Taruso e mais os coordenadores, saúde, financeiros, pedagógico, assistente social e educação e trabalho.

“Trata-se de uma equipe composta de seis pessoas que irá realizar diversas palestras nesses dois dias de encontro”, declarou.

Ela lembrou que em decorrência das APAE’s do Norte e Nordeste estarem longo dos grandes centros, a APAE nacional decidiu descentralizar o trabalho de conhecimentos dos educadores. “A nossa meta sempre é expandir os nossos conhecimentos”, concluiu.

José Taruso, presidente da Federação Nacional das APAE’s, disse que a equipe também conta com uma especialista em emprego apoiado, um trabalho voltado para as APAE’s que é a inclusão no mercado de trabalho. “Nosso objetivo é que com essa capacitação, os coordenadores das APAE’s de Rondônia possam desenvolver um melhor trabalho na área da inclusão social das pessoas com deficiência.

“Nossa expectativa é que essa ação resulta em programas e projetos para que possa se alavanca outras atividades produtivas”, disse.

Ele ainda lembrou que as APAE’s, já inseriram mais de 16 mil pessoas no mercado de trabalho. Ele finalizando disse que recurso financeira é a grande carência das instituições, e somente com parcerias com empresas, não ficando somente atrás de recursos públicos.

A anfitriã do evento, a diretora administrativa, Maria José afirmou que o Capacita Brasil APAE representa um marco na história da APAE de Ji-Paraná.

“Todos os nós estamos felizes por quase 60 anos desse movimento apaiano, e agora, com esse encontro das três esferas municipal, estadual e nacional que nos fortalece muito perante a sociedade, e aumentando ainda mais o nosso compromisso com todas as pessoas com deficiências, intelectual e múltipla para qual nós prestando esse serviço a cada uma delas”, concluiu.



Deixe o seu comentário