Porto Velho/RO, 23 Março 2024 19:00:32
Rádio Alvorada

Ji-Paraná sedia encontro sobre Ferrovia transcontinental

Os chineses querem conhecer melhor o traçado da ferrovia

A- A+

Publicado: 05/06/2015 às 10h59min

FerroviaNa próxima segunda-feira, dia 08, nas dependências do Maximus Hotéis, em Ji-Paraná acontece dois grandes eventos envolvendo o governo da China, empresários chineses e os governadores de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Amazonas, com vistas à implantação do trecho da Ferrovia Transcontinental entre Porto Velho e Lucas do Rio Verde e, sua extensão até o Acre e o Peru.

As 09 horas haverá uma reunião com todos os entes e às 11 horas a Coletiva de Imprensa.

A missão empresarial é um desdobramento da visita do primeiro ministro da China, Li Keqiang, na semana retrasada, quando anunciou parcerias com o governo brasileiro para investimentos de até US$ 53 bilhões em infraestrutura no Brasil. A Ferrovia Transcontinental deverá integrar a estrutura intermodal de transportes do chamado Arco Norte, que tem Porto Velho como polo de escoamento do agronegócio, através dos terminais portuários do rio Madeira.

O senador Acir Gurgacz, que integra a missão, disse que os chineses querem conhecer melhor o traçado da ferrovia, que deve ser paralelo à BR-364, e também o potencial agrícola e a estrutura logística da região. Destacou a necessidade de modernização e ampliação dos portos fluviais da Amazônia, a duplicação da BR-364, e a reconstrução da BR-319, que liga Porto Velho a Manaus.



Deixe o seu comentário