Porto Velho/RO, 31 Março 2024 09:36:56
SAÚDE

Ji-paraná tem baixa procura da vacina contra sarampo

Expectativa do setor é imunizar duas mil pessoas do público alvo. Dez unidades de saúde fornecem a vacina na cidade.

A- A+

Publicado: 06/09/2019 às 10h50min | Atualizado 06/09/2019 às 16h27min

Crianças de 6 a 11 meses que ainda não tomaram a dose da vacina estão entre o público prioritário — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Dez unidades de saúde em Ji-Paraná (RO), na Região Central, têm disponível a vacina contra o sarampo. A campanha de vacinação teve início no mês de agosto no município, mas segundo o setor de imunização, pouca gente tem procurado.

O público alvo da campanha são crianças de 6 a 11 meses de idade e pessoas que nunca tomaram a vacina, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola. A expectativa do setor de imunização é vacinar duas mil crianças na cidade.

“A gente já tem alguns casos da doença no país, que antes não tinha, justamente porque as pessoas não tem se vacinado nos últimos anos. Para as pessoas que nunca tomaram vacina de sarampo, caxumba e rubéola, que procure uma das salas de vacina que tem no município para poder corrigir a situação”, diz Rafael Araújo, coordenador de imunização.

Estão disponíveis mais de 3 mil doses, sendo duas mil reservadas a crianças, e outras mil para a população adulta que nunca tomou a vacina.

Os atendimentos são realizados das 7h às 13h em todos os postos de saúde de Ji-Paraná.

Sarampo
Os sintomas de sarampo são tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta e nos músculos, fadiga, falta de apetite, febre e irritação na pelo com manchas vermelhas e podem aparecer depois de 10 a 14 dias do contágio pelo vírus. Como não há nenhum remédio específico para tratar a doença, a vacina é a opção recomendada.

Fonte:  G1 Ji-Paraná e Região Central



Deixe o seu comentário