Porto Velho/RO, 26 Março 2024 14:32:57
SAÚDE

JI-PARANÁ : Vacinação contra raiva será em setembro

O Centro de Controle de Zoonoses do Departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde de Ji-Paraná (Semusa), já deu início aos..

Por Central Rondonia
A- A+

Publicado: 21/06/2019 às 10h02min | Atualizado 21/06/2019 às 10h16min

O Centro de Controle de Zoonoses do Departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde de Ji-Paraná (Semusa), já deu início aos preparativos a mais uma edição da campanha de vacinação antirrábica. As datas ainda estão sendo definidas, mais será em julho próximo. Informou nesta quarta-feira (19), a diretora administrativa, Eliana Pereira. Já no setor urbano, a campanha deve acontecer nos meses de setembro e outubro. De acordo com o último censo, realizado pela própria secretaria de Saúde, o município conta com uma população canina e felina superior a 29 mil, somados as áreas urbanas e rurais do município.

Mudanças

Há dois anos de acordo com o Médico Veterinário, Henrique Carvalho praticamente todo o sistema de atuação do Centro de Controle de Zoonoses mudou em decorrência de uma Portaria Normativa do Ministérios da Saúde, ligando o centro à Unidade da Vigilância Epidemiológica de seus respetivos municípios. Uma das mudanças foi a proibição do recebimento de animais abandonados e/ou deixados por pessoas no CCZ. Também foi proibido o serviço de capturas de animais. Agora, somente ocorrem capturas quando se registra alguma suspeita de doença (acometidos por humanos) como Raiva e Lestimaniose (cachorro), Leptospirose (doença do Rato) e Febre Amarela, transmitida por animais peçonhentos. Henrique Carvalho ainda disse que sempre informado de possíveis vítimas dessas enfermidades, pela unidade de saúde, a equipe técnica, logo, inicia as pesquisas de campo como visitas e monitoramentos.

Abandono

Já uma situação, considerada preocupante pelo médico veterinário, é a presença diária de muitas pessoas que comparecem no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Ele afirma que 90% dessas visitas se refere a entrega de animais no centro, sendo que o recebimento não pode ser mais aceita. “Infelizmente, ainda existem muitos animais que são simplesmente abandonados e/ou aqueles que seus donos, justificando não ter mais condições de cuidá-los”.

lamentou.

O Centro de Zoonoses de Ji-Paraná conta atualmente com dois servidores na direção (administrativa e gerência), Direção Técnica (dois médicos veterinários), Equipe de Apoio do Canil (dois servidores), três Agente de Saúde, além de contar também com um caminhão (carrocinha) e duas camionetes de apoio (L200) para deslocamento.

A diretora, Eliana Pereira lembrou que no último Censo realizado pela própria equipe, ficou constatado que Ji-Paraná conta atualmente com mais de 29 mil cães ou gatos. Desse total, mais de 20%, corresponde a animais errantes e/ou abandonados. Os números mostram que 23.534 (cães/gatos machos) e 9551 (cães/gatos fêmeas).



Deixe o seu comentário