Porto Velho/RO, 30 Março 2024 21:16:21
Diário da Amazônia

Jornal Diário da Amazônia completa 27 anos de existência

Pioneiro em tecnologia, o jornal é referência em mídia impressa e digital na região.

Por Redação Diário da Amazonia
A- A+

Publicado: 13/09/2020 às 10h00min

1993 – Desde a fundação, o jornal se destacou pela tecnologia e pela cobertura responsável da notícia


Momento histórico da inauguração da estrutura operacional (Foto: Arquivo/Diário da Amazônia)

O jornal Diário da Amazônia completa seus 27 anos de fundação e funcionamento ininterrupto. Inaugurado em 13 de setembro de 1993, sendo a primeira empresa de comunicação do Grupo Gurgacz, o jornal surgiu com o objetivo de tornar um grande veículo de comunicação com circulação na Amazônia. Atualmente circula em todo o estado de Rondônia e Brasília (DF), São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Cascavel (PR) e Rio de Janeiro (RJ). 


A história de Rondônia é escrita há 27 anos pelo Diário da Amazônia. Uma história de muitas lutas, feita por pioneiros e gente de todos os cantos do Brasil que escolheram esse pedaço da Amazônia para transformar em seu lar.

Assis Gurgacz / Presidente do Grupo Gurgacz

 


O Diário da Amazônia foi o primeiro jornal informatizado de Rondônia e sempre manteve atualizado tecnologia. Quando começou empregava de forma direta cerca de 30 profissionais de comunicação social além dos demais técnicos em diversas especialidades. O jornal sempre manteve em suas editorias priorizando os principais assuntos da região. O empresário Assis Gurgacz, fundador do periódico, “a história de Rondônia é escrita há 27 anos pelo Diário da Amazônia. Uma história de muitas lutas, feita por pioneiros e gente de todos os cantos do Brasil que escolheram esse pedaço da Amazônia para transformar em seu lar. Meus parabéns a todos que contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento de Rondônia e a todos os profissionais que escreveram e estão escrevendo essa história. O Diário da Amazônia também faz parte dessa história”, afirmou.


Promover o encontro de pessoas é uma vocação da nossa família. Não é diferente com o Diário da Amazônia, que há 27 anos retrata o cotidiano dos rondonienses e conta a história de muita gente, de muitos encontros.


Nair Ventorin Gurgacz/ Empresária

 


A empresária Nair Ventorin Gurgacz enfatizou que “promover o encontro de pessoas é uma vocação da nossa família. E as empresas de transporte e de comunicação são a melhor expressão dessa vocação. Fizemos isso com amor e carinho e por isso conseguimos juntar muita gente trabalhando por essa causa. Não é diferente com o Diário da Amazônia, que há 27 anos retrata o cotidiano dos rondonienses e conta a história de muita gente, de muitos encontros”.


A nossa história com a comunicação começou com o Diário da Amazônia, que, mesmo em tempos de mídia digital e redes sociais, continua sendo uma referência do bom jornalismo e do compromisso com a verdade.

Ana Maria Gurgacz / Diretora Executiva

 


A diretora geral do SGC, Ana Maria Gurgacz, ressaltou que “a nossa história com a comunicação começou com o Diário da Amazônia, que, mesmo em tempos de mídia digital e redes sociais, continua sendo uma referência do bom jornalismo e do compromisso com a verdade. Meus parabéns a todos os profissionais do Diário da Amazônia que ao longo desses 27 anos trabalharam para bem informar os rondonienses e contribuíram para a formação e o crescimento de todos os veículos de comunicação do SGC”.

Fiero destaca a relevância o jornalismo

O presidente da Fiero (Federação das Indústrias de Rondônia), Marcelo Thomé, destacou que o Diário da Amazônia tem deixado sua marca na história rondoniense e na região Amazônica e fez refência ao envolvimento do jornal com os temas mais importantes para o desenvolvimento regional. 

“Como empresa de comunicação, tem contribuído há quase três décadas para a região levando aos leitores notícias relevantes das áreas do desenvolvimento, político e econômico do Estado. Parabenizamos ainda pelo excelente trabalho realizado através da versão online do jornal”, ressaltou.


Há quase três décadas levando aos leitores notícias relevantes das áreas do desenvolvimento regional.

Marcelo Thomé – Presidente Fiero


Abrangente na cobertura regional

Para o senador Acir Gurgacz, “o Diário da Amazônia tem se consolidado como um veículo de referência na imprensa rondoniense, levando aos seus leitores, dia após dia, a informação correta, bem apurada, com rapidez e compromisso com a verdade. Meus parabéns a todos os profissionais que conferem credibilidade ao jornalismo do Diário da Amazônia”.


O Diário da Amazônia tem se consolidado como um veículo de referência na imprensa rondoniense, levando aos seus leitores, dia após dia, a informação correta, bem apurada, com rapidez e compromisso com a verdade.

Acir Gurgacz / Senador da República (PDT-RO)

 


O senador também destacou que a impressa regional foi impulsionada pelo jornal que nasceu forte e avançado em tecnologia, e sempre foi parceiro do desenvolvimento regional priorizando notícias que tenham importância e relevância para o estado de Rondônia.  


 

O jornalismo abrangente faz com que os municípios se tornem conhecidos em toda região.

Marcito Pinto – Prefeito Ji-Paraná


Credibilidade é o principal valor do nosso jornalismo

O momento é de grande transformação no mercado da comunicação com a acessibilidade e evolução da internet. Mesmo tendo a versão online, o jornal Diário da Amazônia mantêm a tradição da versão impressa para contemplar o leitor tradicional. “Nosso objetivo é alcançar muito mais, com conteúdos diferenciados, atualizados e com veracidade”, destacou Paulo de Tarso, gerente comercial.

Segundo o Editor-chefe, jornalista Solano Ferreira, a empresa teve o zelo e o respeito pelo assinante que sempre acompanhou o jornal. “Não faria sentido deixar de atender essa parte da população que prefere a leitura da notícia no exemplar de papel. Elaboramos um novo projeto editorial mais clássico, limpo, leve e de fácil leitura e, com isso, alcançamos até alguns leitores novos”, explicou.  

Para o Diretor-executivo do SGC (Sistema Gurgacz de Comunicação), Acássio Figueira, o jornal continua se destacando e terá vida longa, pois, independente da tendência ser impressa ou digital, o Diário da Amazônia se consolidou como marca forte e confiável, sendo referência do jornalismo regional. “O SGC tem orgulho de ter surgido desse importante jornal e hoje somos um grupo multimídia com presença e atuação marcante em todo o estado com jornalismo atual e confiável”, afirmou.


 

Somos um grupo multimídia com presença e atuação marcante em todo o estado com jornalismo atual e confiável

Acássio Figueira – Diretor SGC


Abrangente no espaço regional e mundial

A tendência digital fez com que o jornalismo ganhasse ainda maior espaço com a propagação ampla através da rede mundial de internet. A globalização proporciona que fatos que seriam restritos ao lugar, possam ganhar maior dimensão, levando aspectos da região para o mundo inteiro.

O Diário da Amazônia está presente nesse era digital através de sua plataforma de notícias e pelas redes sociais.  


 

Rondônia agradece pela importante contribuição deste jornal com a democracia do nosso país.

Hildon Chaves – Prefeito Porto Velho


Versão digital se consolida com qualidade da informação

Com o objetivo de manter o crescimento, evoluindo na comunicação com uso da tecnologia e conquistando um novo perfil de leitor, o jornal também migrou para a versão online mantendo seu valor de credibilidade na informação. 

O trabalho da redação foi integrado e os jornalistas que atuam nas outras mídias do SGC também contribuem com os conteúdos do Diário da Amazônia. Essa integração valoriza a informação e promove maior maturidade nas abordagens. Outra vantagem é a atualização constante da informação para que o leitor digital esteja sempre atualizado dos desdobramentos dos fatos.

Integração da equipe aumenta o potencial de informação (Foto: Solano Ferreira/Diário da Amazônia)

A dinâmica do novo jornalilsmo faz com que o conteúdo instantâneo chega ao leitor no momento do fato. A linguagem também é ajustada para a boa visualização em tela de forma que possa ter a essência da informação rápida. Para o leitor mais detalhista, o conteúdo é aprofundado em hipertextos, links e abordagens mais detalhada.

A plataforma da versão digital do Diário da Amazônia integra também os demais meios de comunicação do SGC, com a programação ao vivo da Rede TV!, TV Cultura e Rádio Alvorada FM. Desse forma, o público tem opções multimídia para acompanhar a informação.



Deixe o seu comentário