Porto Velho/RO, 01 Dezembro 2023 12:00:33
VARIEDADES

Jornalistas compartilham experiências nos 30 anos do Diário da Amazônia em entrevista na Rádio Falante

Natália Figueiredo e Roni Carvalho são convidados especiais de projeto educativo e relembram suas trajetórias no jornalismo local.

Por Natália Figueiredo Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 17/11/2023 às 10h23min | Atualizado 17/11/2023 às 11h03min

Foto: Daniel Rodrigues/SGC

Na última quinta-feira (16), a Rádio Falante da Escola Estadual Professor Orlando Freire, em Porto Velho, Rondônia, recebeu a jornalista Natália Figueiredo e o vídeo-repórter Roni Carvalho para uma entrevista especial. O convite foi feito pelo coordenador do projeto, professor Reinaldo Ramos das Neves, visando celebrar as três décadas do Jornal Diário da Amazônia.

Pyetro Dantas e Ester Nereide, locutores da rádio (Foto: natália Figueiredo/SGC)

Durante o bate-papo descontraído, os jornalistas foram entrevistados pelos alunos Ester Nereide e Pyetro Dantas, locutores da rádio. Roni Carvalho compartilhou suas experiências ao longo dos 28 anos como fotógrafo do jornal impresso, agora atuando como vídeo-repórter do Portal SGC. Relembrou momentos marcantes ocorridos durante as três décadas de história do Diário da Amazônia.

Natália Figueiredo, por sua vez, revisitou suas experiências ao longo dos 10 anos na equipe do Jornal Diário da Amazônia. Iniciando como estagiária, ela destaca com orgulho todo o aprendizado adquirido durante sua trajetória na empresa, mencionando a transição do impresso para o jornal online, onde atualmente exerce sua função como jornalista no site Diário da Amazônia e Portal SGC.

A Rádio Falante Orlando Freire celebrou recentemente seus 13 anos de atividade contínua, no dia 10 de abril. O projeto de rádio-escola, desenvolvido na Escola Estadual Professor Orlando Freire em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria de Educação de Rondônia, visa envolver os alunos em atividades extracurriculares e possibilitar aprimoramento de conhecimentos.

Desde sua criação, a rádio passou por mudanças significativas, conquistando reconhecimento para além dos limites da instituição. Com foco na educação e cultura, o projeto se tornou tema de trabalhos acadêmicos, como TCCs do curso de jornalismo da UNIRON e de pós-graduação da Faculdade Católica/RO. O destaque nacional veio com a exposição no Portal do MEC e em duas reportagens veiculadas nacionalmente pela Rede Globo, evidenciando o êxito do projeto “Amigos da Escola”.

Coordenador do projeto, professor Reinaldo Ramos das Neves (Foto: Natália Figueiredo/SGC)

O projeto da rádio busca englobar todos os estudantes, oferecendo uma formação extracurricular e oportunidades para aqueles diretamente envolvidos nas atividades diárias. Sob a coordenação inicial do professor Reinaldo Ramos das Neves e com o apoio dos professores Alcemir Ribeiro e Suely Souza, a rádio ganhou forma. A implementação do projeto na escola foi possibilitada pela gestão das professoras Olinda Lacerda Monteiro (diretora) e Valda Nogueira (vice-diretora).



Deixe o seu comentário