Porto Velho/RO, 20 Março 2024 22:16:28
RONDÔNIA

Porto Velho: Jovem inaugura galeria fotográfica

A Casa da Cultura Ivan Marrocos abrirá suas portas para a I Mostra Fotográfica “O olhar de Dandara Camargo Fona”, com registros de..

Por Portal SGC
A- A+

Publicado: 17/09/2014 às 12h30min | Atualizado 28/04/2015 às 14h39min

A Mostra Fotográfica “O olhar de Dandara Camargo Fona” será exposta na Casa da Cultura Ivan Marrocos na Capital

A Mostra Fotográfica “O olhar de Dandara Camargo Fona” será exposta na Casa da Cultura Ivan Marrocos na Capital

A Casa da Cultura Ivan Marrocos abrirá suas portas para a I Mostra Fotográfica “O olhar de Dandara Camargo Fona”, com registros de imagens capturadas durante a II Expedição Amazônica, realizada por mestrandos do curso de Geografia, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), que partiu de Porto Velho e percorreu seis localidades do Pará.

A mostra inicia hoje e termina dia 26 setembro e inaugura, de maneira simbólica, a galeria José Alves Pereira Fona. No total, serão expostas cerca de 50 fotos, entre elas, paisagens, pessoas, detalhes, monumentos e artesanatos.
A adolescente de 13 anos, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental, se identificou com a fotografia bem cedo: aos nove anos, durante uma viagem com a família, seus parentes identificaram que o olhar e o cuidado da menina com os registros era diferente. “As fotos ficaram relativamente bem trabalhadas. Fotografei paisagens, lugares e imagens ligadas à minha família, que possui vários artistas, entre músicos, pintores, escultores, a maioria paisagistas”, conta.

Afirma que o gosto pela fotografia foi apurado aos 12 anos, ela é a responsável pelos registro fotográfico do trabalho da mãe, Angelsea Camargo, mestranda do curso de Geografia da Unir e uma das integrantes da expedição que percorreu o Pará. “Minha mãe é especialista em Biojoias e acompanho o trabalho dela. Como seus colegas já conheciam minhas fotos, fui convidada a participar do evento como pesquisadora Júnior”, explica Dandara.
A mostra que inaugura a galeria José Alves Pereira Fona, homenageia um dos ícones das artes plásticas de Porto Velho e coincidentemente, um importante membro da família da jovem fotógrafa.

Expedição Amazônica pelas localidades do Pará

A II Expedição Amazônica foi realizada entre os dias 8 de julho e 10 de agosto e percorreu as localidades Oriximiná, Juruti, Porto Trombetas, Santarém, Alter do Chão e Belterra, no Pará. Os mestrandos, durante o desenvolvimento das pesquisas – voltadas à cultura regional – identificaram situações e localidades diversas, além do intercâmbio entre as comunidades visitadas. Todos os detalhes foram capturados pela câmera de Dandara Camargo. “Tirei mais de mil fotos durante a expedição e selecionar as 50 para a exposição, acredito que foi a parte mais difícil”, garante. Quando indagada sobre o que mais gostou durante os dias que acompanhou a equipe de mestrandos, a resposta é rápida e seguida de um sorriso: “de tirar as fotos”, ressalta.
A postura da jovem fotógrafa chega a ser quase de uma adulta. Transmite confiança nas palavras e talvez por isso, tenha sido dela a condução do trabalho registrado durante a expedição dos mestrandos. Da viajem será editado um livro, a ser ilustrado com as fotos do projeto, tiradas por Dandara Camargo, que atuou de maneira voluntária. “Durante a expedição, a rotina iniciava por volta das 8h e encerrava ao final do dia”, lembra.
No total, foram 32 dias de atividades, durante a segunda edição do projeto Expedição Amazônica, realizado pelo Departamento de Geografia da Unir.

Serão expostas cerca de 50 fotos, sobre paisagens, pessoas, entre outros temas

Serão expostas cerca de 50 fotos, sobre paisagens, pessoas, entre outros temas

Motivação vem da família artística

Dandara Camargo é filha única do casal Angelsea Camargo Fona e Adilton Luiz Rodrigues de Oliveira, que sempre incentivaram a participação dela em atividades de cunho artístico e esportivo. Fora as atividades escolares, Dandara treina basquete e estuda música, toca violão e guitarra. “Tenho uma vida normal, acordo cedo, vou para a escola, faço meus deveres e brinco com meus colegas”.

A mãe conta que a música faz parte da vida de Dandará há cerca de cinco anos e a motivação vem de família. “Venho de uma família de artistas”, lembra Angelsea. A família mora em Porto Velho há três anos e veio do Rio de Janeiro, transferida com Adilton Luiz, que é militar. Angelsea Camargo é designer com especialização em Biojóia e trabalha com artes plásticas, de maneira geral. Aproveitou a chegada a Porto Velho e se dedicou aos estudos, iniciando o curso de mestrado em Geografia. Em pouco tempo, a escolha dela terminou cruzando o destino da filha, Dandara Camargo, que aproveitou a oportunidade de registrar as atividades da mãe, e com isso desenvolver sua aptidão para a fotografia.

Decididos a continuar incentivando e dando o apoio à filha, os pais da jovem estão presentes em cada detalhe, mas lembram que são eles que decidem o que ela delineia para o futuro. “Procuramos dar habilidades para ela, sem a intenção que se profissionalizasse e sim, que desenvolvesse as várias diversidades artísticas”, pontua o pai, Adilton Luiz.

Quando a pergunta é relativa ao futuro, Dandara Camargo responde com mesma maturidade, incoerente com tão pouca idade: “Quero aprimorar o trabalho, fazer mais cursos. Aprender a tirar fotos de cidades, de pessoas, expandir o conhecimento”.
De acordo com os pais de Dandara, ela possui acervo com fotos que fez com a família para a Argentina, Chile e Canadá que podem ser expostas numa outra mostra.
A exposição “O olhar de Dandara Camargo Fona” ficará aberta ao público em geral de 18 a 26 de setembro, em horário comercial.



Deixe o seu comentário