Porto Velho/RO, 18 Março 2024 17:34:32
Diário da Amazônia

Jovem que vende água vestido de garçom ganha bolsa de estudo

História de Lauro Costa Kloch, de 26 anos, chamou a atenção de uma faculdade da cidade. Aulas devem começar ainda em julho deste ano.

Por G1
A- A+

Publicado: 18/05/2019 às 13h02min

O autônomo Lauro Costa Kloch, de 26 anos, morador de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, ganhou, de uma faculdade particular da cidade, uma bolsa de estudos integral para o curso de administração de empresas.

Lauro chamou a atenção da instituição, após se destacar com a ideia criativa de se vestir de garçom e vender água mineral no semáforo da Avenida Sete de Setembro. Ele deve começar a estudar ainda em julho deste ano.

A faculdade ficou sabendo da história de Lauro por meio do professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) de Cacoal, Thiago José Sampaio Kaiser.

Além de contar a história de superação do Lauro para ‘driblar’ o desemprego, o texto também diz que o sonho dele é abrir um negócio próprio e fazer uma faculdade de administração.

“Na leitura do texto consegui perceber que o empreendedorismo corre nas veias do Lauro. Diante disso, entrei em contato com um amigo que trabalha na faculdade, ele ‘comprou’ a ideia e passou o pedido de bolsa de estudos para a direção. Fiquei muito feliz com o resultado positivo, nosso objetivo é fazer a população crescer e esse trabalho social faz parte desse crescimento”, comemora Kaiser.

Coordenador do curso de administração, o professor Idmar França de Carvalho destaca que nem todos os administradores são empreendedores. Mas no caso do Lauro é diferente, pois ele juntará o empreendedorismo nato com as técnicas da gestão e administração.

“A administração fornece um leque de matérias que vão ajuda-lo muito, como custos, finanças, marketing, empreendedorismo, novas tecnologias, logísticas. Todos esses assuntos somados com o RH vão formá-lo e dar ferramentas de gestão para ele capacitar esse dom de empreender que ele já tem”, afirmou Idmar.

Segundo o diretor da faculdade Antônio Carlos do Nascimento, a iniciativa de dar a bolsa integral de estudos para Lauro faz parte da responsabilidade social praticada pela instituição.

“Nós já temos alguns trabalhos sociais na cidade e quando ficamos sabendo da história do Lauro, nos sensibilizamos e decidimos dar a bolsa de estudo. Queremos mostrar à sociedade que é possível a gente ter sonhos e vencer e o Lauro é um exemplo disso”, destacou.

Como o jovem teve um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio de 2017, a nota servirá como ‘porta de entrada’ à graduação. O curso tem duração de quatro anos e as aulas já iniciam em julho deste ano.

“Eu venho trabalhando todos os dias com o propósito de conseguir uma renda a mais para fazer a faculdade. E agora ganhando esse curso de presente, isso me deixa muito feliz, pois será um grande passo na minha vida. Essa bolsa me mostra um futuro de prosperidade”, agradece o autônomo.

Vestido de garçom

As dificuldades enfrentadas pelo autônomo o ajudou a ter uma ideia criativa e inovadora para superar o desemprego. Após se recuperar de um acidente de trânsito que afetou a mobilidade, Lauro não conseguiu um novo emprego.

Diante disso, ele usou a internet para encontrar uma solução. Hoje, o rapaz é conhecido como o garçom que vende água mineral no sinal da Sete de Setembro. Isso porque para fazer o trabalho, se veste com uniforme de garçom, usa toca, luva, bandeja e até um balde com gelo para acomodar o produto.

Atualmente é Lauro que mantêm o sustento da família com a venda das águas. Cada garrafa de 500 ml é vendida no valor de R$ 2. E o trabalho vem agradando os motoristas que passam pelo local diariamente.



Deixe o seu comentário