Porto Velho/RO, 21 Março 2024 22:31:15
Diário da Amazônia

JUABP Participa da 37° edição do Arraial do Flor do Maracujá

A Juabp é uma das prediletas do público que frequentam a Flor do Maracujá.

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 18/07/2018 às 17h04min | Atualizado 19/07/2018 às 21h51min

Juabp já é tradicional no Arraial Flor do Maracujá (Imagem RedetvRO)

Com 19 anos de fundação a Quadrilha Juabp também já é tradicional na apresentação do Arraial Flor do Maracujá.

Quem se envolve com ela se emociona e afirma que é por amor. A costureira, dona Mariana tem 74 anos e passa a maior parte do dia costurando, ela conta que o trabalho não incomoda. Gosta do que faz e costura para a quadrilha Juabp desde o primeiro ano de desfile.


“Eu acho muito linda, gosto muito de ver essa quadrilha, tenho o prazer de costurar o dia todinho. Enquanto eu puder costurar eu to costurando”, disse dona Mariana.

Dona Mariana, costureira da Juabp (Imagem RedetvRO)

Junto com dona Mariana trabalham mais cinco pessoas na preparação de aproximadamente 80 figurinos. O trabalho começou há mais de um mês e já está em fase de finalização.

A Juabp também é uma das prediletas do público que frequentam a Flor do Maracujá.

O vice-diretor da Juabp, Cley Pereira, explica que esse ano a apresentação da Juabp na 37° edição da Flor do Maracujá vem com o tema ‘O grito que veio de lá’. É uma caracterização da África, que trata da escravidão, não só do negro. “Esse é um tema que a Juabp inteira se juntou e decidiu focar no nesse manifesto que trata da escravidão que infelizmente ainda acontece atualmente”, explicou Pereira.

Cley Pereira, vice presidente da Juabp (Imagem RedetvRO)

Ele ressalta ainda que tudo será retratado de forma cultural, das vestes até a música, a trajetória do negro nos tempos da escravidão.

O local de encontro do pessoal da Juabp é na casa da família Pereira, localizada no Bairro Floresta. Quase todo mundo da quadrilha é da família, mães, tias, tios, sobrinhas e netos.

Villiane Pereira, sobrinha do presidente fundador, o João Big, e também uma das diretoras do grupo, se apresenta como noiva há 15 anos. Ela fala da emoção de participar. – E um pouco mais: ainda não é casada na vida real… mas já tem pretendente. Agora vai!


“São 15 anos à frente do grupo como noiva, mas na vida real estou solteira, mas quem sabe eu e meu namorado que estamos a um tempinho quem sabe, né?”, disse Villiane aos risos.

Há quase 20 anos participando da Flor do Maracujá e em outras apresentações especiais, no ano passado a Juabp ficou em terceiro lugar. Mas já levou o título para casa em 2006 e 2016, e com a expectativa de levar o título de melhor quadrilha desse ano no Arraial Flor do Maracujá.

Confira a reportagem na integra:



Deixe o seu comentário