Porto Velho/RO, 19 Março 2024 11:19:46
VARIEDADES

Juntar arquivos em PDF no Mac: como fazer isso?

Poder reunir vários arquivos de um mesmo formato em um único conjunto é algo que nem todos os usuários do Mac sabem fazer. Entretanto,..

A- A+

Publicado: 21/05/2020 às 14h14min | Atualizado 25/05/2020 às 11h54min

Poder reunir vários arquivos de um mesmo formato em um único conjunto é algo que nem todos os usuários do Mac sabem fazer. Entretanto, a tarefa é mais simples do que eles pensam.

Além da simplicidade do mecanismo de compactação de arquivos, há o fato de esse mecanismo nos proporcionar economia de tempo. Por quê? Suponhamos que você tenha vários textos em formato PDF sobre um mesmo tema. Mantê-los separados pode ser a preferência de um usuário, mas… Não seria muito mais prático se todos esses textos estivessem reunidos? Ou se, por exemplo, você tivesse a chance de digitalizar os seus textos impressos, e reuni-los em uma única versão digital?

É sobre tudo isso que discorremos neste artigo, em que explicaremos duas formas simples de como juntar arquivos PDF no Mac

Foto: Divulgação

Fácil combinação de arquivos com o PDFpen

Um dos aplicativos mais populares do Mac é o PDFpen. Entre suas funções, estão a de converter arquivos em formato PDF para Word, e a de juntar (compactar) arquivos em PDF.

Com este editor de PDF, podemos alterar qualquer informação textual presente no arquivo, como assinaturas, comentários e notas no rodapé. Outro ponto positivo do PDFpen é o fato de que, mesmo após uma compactação (junção com outros arquivos em formato PDF), as alterações feitas são mantidas, preservadas. Isso dá total segurança ao usuário, pois sabe que toda e qualquer alteração feita será mantida na versão compactada.

O passo a passo para juntar arquivos em PDF no Mac é este: primeiramente, você abrirá, no PDFpen, os arquivos em formato PDF desejados. Em seguida, verifique se a barra lateral está aberta (caso não esteja, clique em “View” e, depois, em “Show sidebar”). Nessa barra, estarão as páginas do arquivo PDF aberto na tela do seu Mac (elas aparecerão como miniaturas). Você selecionará e arrastará todas as miniaturas desejadas para o outro arquivo em formato PDF (visível na tela). Ou seja, você estará juntando os arquivos. Muito fácil, não é mesmo?

Foto: Divulgação

Juntando arquivos no Mac com o Prizmo

Outra maneira de juntar arquivos no Mac é por meio do aplicativo Prizmo. Ele, na verdade, funciona como uma excelente ferramenta de escaneamento. Ou seja, é usada para transformar textos impressos em textos digitalizados.

Suponhamos que você tenha várias páginas soltas de um importante artigo acadêmico, e você quer garantir que elas jamais serão perdidas. Uma solução para evitar a perda (ou desgaste) delas é escaneá-las. O melhor disso é que você poderá digitalizar todo o material, e deixá-lo em um único arquivo em formato PDF. Tudo isso é feito pelo Prizmo.

O procedimento para a digitalização e compactação das páginas é este: com o aplicativo Prizmo já aberto, você selecionará a opção “Novo documento”. Em seguida, encontre a opção “Importar do scanner ou câmera”, para que você comece o processo de digitalização das folhas. Após digitalizar a primeira, localize o botão marcado por um sinal de soma (+), para escanear as próximas páginas. Finalmente, selecione a opção “Exportar” e “PDF – Salvar”. Pronto, você já tem uma versão digital do artigo acadêmico. (A.I)



Deixe o seu comentário