Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:02:09
Diário da Amazônia

Justiça nega retorno de prefeito afastado do cargo

Com a negação, o ex-prefeito que está afastado do cargo desde o último dia 25 de fevereiro

Por Redação Diário da Amazônia
A- A+

Publicado: 24/03/2019 às 13h00min

Divulgação

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) negou na tarde da última sexta-feira (22) ao ex-prefeito cassado de Candeias do Jamari Luis Ikenohuchi (DEM), o pedido de anulação da Sessão de Julgamento realizada pela Câmara Municipal que cassou o mandato dele como chefe do Executivo do município, que fica a cerca de 25 quilômetros da capital.

Com a negação, o ex-prefeito que está afastado do cargo desde o último dia 25 de fevereiro, fica impedido de retornar ao cargo. Ele foi afastado pelo Legislativo Municipal por 7 votos a favor e 1 contrário.
Segundo o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), o ex-prefeito é acusado de irregularidades na Gestão dele que caracterizam improbidade administrativa.

INVESTIGAÇÃO

Em 2017, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO) encontrou uma divergência de mais de 2 milhões nas contas da Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari, além de apontar na folha de pagamento que o Executivo no período, extrapolou em 68% o limite da Receita Corrente Líquida, previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com despesas de pessoal.

Mediante as várias acusações, incluindo de moradores, a Câmara Municipal de Candeias acolheu as denúncias contra o prefeito Luís Ikenohuchi e uma comissão processante foi criada para apurar os fatos e ouvi-lo, o que ainda não aconteceu, pois o chefe do Executivo simplesmente ignorou as notificações e ligações dos legisladores que faziam parte da Comissão que apurou o caso.

CHICO PERNAMBUCO

Luis Ikenohuchi e a esposa dele também são investigados na Operação que busca elucidar o caso do assassinato do ex-prefeito da cidade Chico Pernambuco, morto a tiros no dia 18 de março de 2017.
O prefeito é primo de Katsumi Yuji Ikenohuchi Lema, que está preso como o principal suspeito de ser o mandante do assassinato de Chico Pernambuco.



Deixe o seu comentário