Porto Velho/RO, 01 Abril 2024 18:44:52
Diário da Amazônia

Justiça pede bloqueio de R$ 1 bilhão por barragem da Vale

Empresa afirma em comunicado que não foi formalmente notificada e que 'adotará as medidas cabíveis no prazo legal'

Por Estadão conteúdo
A- A+

Publicado: 01/04/2019 às 10h40min

A Vale informou o bloqueio de recursos, por decisão da 1.ª Vara Cívil da Comarca de Nova Lima, no âmbito de ação civil proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais, no valor de R$ 1 bilhão.

Capacete com logo da Vale é visto em local de rompimento de barragem em Brumadinho

O objetivo é resguardar a reparação de danos causados aos atingidos pela retirada da Zona de Auto Salvamento da barragem de Vargem Grande, assim como de potenciais danos às pessoas e ao meio ambiente em caso de rompimento, como explica a Vale em comunicado. A empresa ainda afirma que não foi formalmente notificada e que “adotará as medidas cabíveis no prazo legal.”

Conforme a decisão de 29 de março, a Vale também deve se abster de praticar qualquer ato com relação a construir, operar, alterar e/ou utilizar a barragem Vargem Grande, e pretende adotar “certas medidas” para garantir a estabilidade e segurança da barragem e das outras estruturas do complexo onde está situada.

A companhia ressalta que não foi alterada a projeção de vendas de minério de ferro e pelotas que havia sido divulgada um dia antes, “tendo em vista que as operações do complexo de Vargem Grande já se encontravam paralisadas por determinação da Agência Nacional de Mineração”.



Deixe o seu comentário