Porto Velho/RO, 29 Março 2024 17:42:35
Diário da Amazônia

Kushner revela os detalhes do “Plano do Século”

O genro e assessor principal de Trump falou sobre o plano de paz para Israel e a Palestina.

Por TRT
A- A+

Publicado: 03/05/2019 às 08h41min | Atualizado 03/05/2019 às 08h44min

Imagem Ilustrativa

Jared Kushner, o genro e assessor principal do presidente americano Donald Trump, disse que o plano de paz para Israel e a Palestina, designado como o “Plano do Século”, é um plano operacional que representa um bom ponto de partida para as questões políticas.

As palavras de Kushner foram proferidas durante um evento no Instituto de Washington, onde analisou o plano de paz para Israel e para a Palestina que deverá ser anunciado pela administração Trump no próximo mês.

Kushner classificou o plano como sendo um “documento operacional com profundidade” e acrescentou que “os elementos que juntámos representam um bom ponto de partida para as questões políticas e é uma solução que indica o âmbito do que se pode fazer para ajudar estes povos a viverem melhor”.

O assessor principal de Trump disse também que o presidente americano o encarregou de encontrar uma solução entre Israel e a Palestina.

“O contexto sobre o qual estamos a trabalhar é realista, aplicável e levará ambas as partes para um ponto melhor” – afirmou Kushner.

Pontos como o reconhecimento de Jerusalém enquanto capital de Israel e os Montes Golã como território israelita, são “realidades que é preciso constantar”.

Israel e a Palestina têm visões diferentes quando se fala de uma solução de um ou dois estados. Por isso, é preciso encontrar um plano sem diferenças para os dois lados. É esse o plano de solução de Trump.

Kushner concluiu dizendo que será colocado um ênfase especial na dimensão económica do plano: “antes de ser dado um passo unilateral, espero que tanto Israel como a Palestina o considerem seriamente. Mesmo que o plano fracasse, não queremos que fracasse da mesma forma dos planos anteriores”.



Deixe o seu comentário