Porto Velho/RO, 21 Março 2024 22:20:47
Diário da Amazônia

Laerte Gomes lembrou que audiência pública na Assembleia Legislativa evidenciou as denúncias

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB), destacou a ação conjunta desencadeada pelo Ministério Público..

A- A+

Publicado: 18/06/2020 às 06h31min

Laerte Gomes lembrou que audiência pública na Assembleia Legislativa evidenciou as denúncias

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Laerte Gomes (PSDB), destacou a ação conjunta desencadeada pelo Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Polícia Federal, que resultou na Operação Dúctil, realizada no dia 10 deste mês. Originada a partir de denúncias, a operação apurou contratações suspeitas superiores a R$ 21 milhões na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesse período em que vigora o Decreto de Calamidade Pública devido à pandemia pelo novo coronavírus.

Laerte Gomes lembrou que durante uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa os parlamentares trataram das denúncias envolvendo aquisição emergencial de materiais e insumos hospitalares para atender pacientes com a covid-19 no estado. “Posteriormente investigadas, as denúncias levaram a Justiça Federal a determinar a prisão de empresários e a apreensão de documentos relacionados à aquisição desses materiais. Os responsáveis agora serão punidos”, acrescentou. O parlamentar afirmou que fatos dessa natureza precisam ser combatidos e punidos, principalmente em um momento em que faltam leitos de UTI e pacientes estão morrendo sem o devido atendimento nos hospitais. “Quem desviou recursos públicos destinados a esse fim tem que ser preso. Esses acontecimentos são absurdos. Quem desvia recursos deve ser penalizado, e em se tratando de recursos do covid-19 a situação é ainda mais séria”, destacou o parlamentar.

Laerte Gomes mencionou que na audiência pública no Parlamento estadual foram citadas pelos deputados outras denúncias. “O governador disse, em redes sociais e em nota, que não tem nenhuma preocupação com as apurações. Então que seja apurado tudo”, especificou o presidente da Assembleia Legislativa. A ação conjunta resultou em dois mandados de prisão temporária e em 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia.

 

Assessoria



Deixe o seu comentário