porto velho - ro, 17 Julho 2019 21:38:39
Política

Lazinho apoio terceira idade na luta por políticas públicas

Em audiência pública realizada na manha desta sexta-feira (14), o deputado estadual Lazinho da Fetago (PT) oportunizou a centena de..

Por Assessoria
A- A+

Publicado: 14/06/2019 às 16h07min

Em audiência pública realizada na manha desta sexta-feira (14), o deputado estadual Lazinho da Fetago (PT) oportunizou a centena de idosos exporem e reivindicarem a necessidade de efetivação de políticas públicas que assegurem qualidade de vida, com envelhecimento digno e saudável.      

A audiência, realizada na véspera do Dia Internacional de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), ampliou o debate acerca dos desafios para a garantia de políticas públicas e demonstrou a necessidade de união de ações dos poderes, classe governante e representações em defesa dos direitos da pessoa idosa, e na melhoria da oferta e qualidade dos serviços destinados à este público no Estado de Rondônia.

O senhor Moisés da Silva Leite, do município de Seringueiras, apontou a importância daquele momento para as expectativas dos idosos e das idosas e destacou que: “nossa luta é um direito por nossos direitos”.

Entre as principais demandas do setor apresentadas e reivindicadas estão o amparo à saúde, transporte e o combate a violência.  Saúde e Transporte foram bastante criticados e exigidos pelos presentes, por não haver eficiência e suporte necessário à crescente necessidade destas áreas nos âmbitos urbano e rural; e em consideração ao crescente envelhecimento da população idosa, com dados apontando que havia mais de 30 milhões de idosos em 2017 e que em 2040 deverá haver mais idosos que adolescentes no Brasil.

Em relação à violência contra os idosos, em suas diferentes formas (física, psicológica, financeira e outras), o registro de repúdio foi de todos e também de compreensão da necessidade de haver ações de combate mais seguras e eficazes. Dentre as propostas para esta questão, a criação da Delegacia Especializada para a Pessoa Idosa.

O deputado Lazinho da Fetagro encerrou a atividade destacando que foi um passo dado e que, juntos, serão dados os seguintes e ainda necessários passos para que não haja violação dos direitos dos idosos.

Um Grupo de Trabalho foi criado para aprofundar as discussões e planejar as ações em defesa da população idosa e do atendimento às demandas e propostas trazidas na audiência, a exemplo da criação da delegacia do idoso, da eficácia na oferta de serviços na saúde pública, de fiscalização e otimização do transporte e passe livre, e da criação de centros de atendimento e acolhimentos para a terceira idade.

A audiência reuniu público da terceira idade de todo o Estado, Ministério Público Federal, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Departamento de Estradas de Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Associação Brasileira de Alzhaimer (Abraz) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia (FETAGRO).



Escreva um comentário