Porto Velho/RO, 21 Março 2024 12:19:44
Política

Lazinho denuncia denuncia sonegação praticada por laticínios

Grandes laticínios e que recebem isenção de impostos do Estado ainda sonegam impostos pagando produtores “por fora”...

A- A+

Publicado: 04/04/2018 às 09h07min

O deputado Lazinho da Fetagro (PT) em pronunciamento na tarde de terça-feira (3), no Plenário da Assembleia Legislativa, denunciou que os grandes laticínios, além de receberem isenções de impostos ao se instalar no Estado, ainda sonegam impostos pagando produtores “por fora da nota”, afirmou.

Lazinho destacou a realização de audiência pública para tratar da cadeia produtiva do leite, onde, entre outros pontos, levantou que Rondônia tem uma grande perca devido ao baixo preço pago ao produtor, pois se deixa de produzir muito mais por falta de incentivo.

O parlamentar denunciou que alguns laticínios, “não podemos generalizar, são apenas alguns, pagam ao produtor uma parte por fora da nota fiscal”. Lazinho citou o laticínio Rio Belém, que paga na nota R$ 1,00 o litro. “Mas os grandes que detém o cartel pagam R$ 0,70. O restante por fora da nota. Sonegando imposto e ainda recebem incentivos do Estado” denunciou Lazinho.

Citou o laticínio Tradição e Italac, afirmando que pagam por fora. Lazinho disse que a ALE precisa fazer algo. “É irresponsabilidade do Estado, que acolhe estas empresas, dá incentivo fiscal e os pequenos não tem incentivos e pagam melhor. Rondônia está sendo roubada” declarou afirmando que continuarão a debater o tema.

O deputado Laerte Gomes (PSDB) em aparte disse que estas empresas que sonegam ainda têm 95% de isenção de impostos e pediu uma regulação de preço e que o tema precisa ser discutido com seriedade e profundidade pela Casa.

O deputado Lazinho também ressaltou que a ALE está solidária com as categorias em greve (educação e Idaron) e com o Estado para resolver as questões referentes as categorias.



Deixe o seu comentário