Porto Velho/RO, 22 Março 2024 14:59:34

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 31/07/2020 às 00h07min

A- A+

Lideranças do PSB e PDT indicam candidaturas para prefeito de Ji-Paraná

A floresta é maior É um erro grave tratar as dúvidas e incertezas existentes sobre a Amazônia como se fossem as medíocres discussões..

A floresta é maior

É um erro grave tratar as dúvidas e incertezas existentes sobre a Amazônia como se fossem as medíocres discussões personalistas que dominam as polarizações. Polarizar só faz bem aos extremistas, que anulam o centro democrático – nada a ver com o Centrão, arranjo oportunista existente no Congresso – e rejeitam o debate, pervertido em monólogos gritados.

Quem se dispõe seriamente a debater saídas positivas para as dúvidas e incertezas não pode desqualificar as informações acumuladas, os dados empíricos, os estudos científicos e as opiniões divergentes. Na verdade, o primeiro ponto a esclarecer depende da humildade dos interlocutores no reconhecimento de que a Amazônia, em avaliação sinceríssima, é uma quase desconhecida para todos os que falam muito sobre ela.

Não importa se o debatedor é cientista, militar, político, ongueiro, índio, banqueiro, investidor ou cliente. A floresta é tão grande, tão pouco monitorada por mapas de alta precisão, tão avaliada por baixo e com um potencial tão desconhecido que ninguém pode se afirmar dono de um conhecimento completo sobre a região. Todas as certezas, a rigor, são duvidosas.

Sem que os interlocutores tenham a humildade de reconhecer essa verdade dolorida, mas concreta, o debate estará prejudicado e a gritaria vai continuar gerando balbúrdia e incompreensões. Algo muito pequeno para uma floresta tão grande.

………………………………………………..

Caindo fora?

Como está desgastado este tal de “Centrão” – agrupamento de partidos que negociam vantagens em troca de apoio político e envolvido em mutretagens – perante a opinião pública. Por este motivo e outros como olhar para o próprio umbigo, o MDB e o DEM caíram fora  da aliança procurando ares mais puros. No entanto é improvável que o MDB, que não é mais santo que os partidos do Centrão e tampouco os Democratas acostumados a ficar as bordas do poder em troca de benesses, deixem a base de apoio do presidente Bolsonaro

Nossa economia

Com alguns indicativos econômicos se destacando graças ao desempenho das exportações da agropecuária, Rondônia se mantém firme. O tigre amazônico nas administrações de Ivo Cassol e Confúcio Moura, quando  o estado teve grande índice de crescimento no seu PIB já não é mais o mesmo, no entanto a carne e derivados, a soja, o pescado, a mineração e a madeira mantém o estado de pé enquanto muitas outras unidades da federação já estão berrando.

Os pagamentos

Em Porto Velho, os comerciantes começam a comprovar os efeitos dos pagamentos dos servidores da prefeitura de Porto Velho, Assembleia Legislativa no mês trabalhado. E com isto esperam um mês de agosto radioso com o evento do Dia dos Pais, de grande apelo para os lojistas. É a expectativa que se vê nos centros comerciais da 7 de Setembro (Centro histórico), Amador dos Reis (Zona Leste) e Jatuarana (Zona Sul), mas que pode ser revertida com o novo bloqueio anunciado contra o coronavirus.

PSB em campo

O PSB de Jesualdo Pires e Mauro Nazif entra em campo para a peleja do Palácio Urupá, sede do governo municipal de Ji-Paraná, lançando a candidatura de Ary Saraiva, um político em ascensão na BR.  Também em Jipa o atual prefeito Marcito Pinto (PDT)  reforça suas paliçadas para seu projeto de reeleição, que conta com o apoio do senador Acir Gurgacz, presidente estadual do PDT e já costurando as primeiras alianças.

Almas penadas

No Cemitério Santo Antônio, popularmente conhecido como “Tonhão” na capital rondoniense, aumentaram as covas frescas para  abrigar novos contingentes de vítimas do coronavirus. Algumas almas penadas padecem e urram em busca de conforto. Se pudessem cobrariam dos políticos mais atenção no combate a pandemia. A cada liberação geral do comércio centenas de novas vítimas, dezenas de novas covas. Até quando? Porto Velho está se tornando o novo epicentro da peste na Amazônia.

Via Direta

*** Que a mulherada da capital evite casar com pretendentes dos mega conjuntos habitacionais Orgulho do Madeira e Viver Melhor *** São verdadeiros ninhos de facções criminosas e da prática de violência contra as mulheres em Porto Velho. Garantia de sofrimento e de peias diárias *** O promotor Heverton Aguiar, considerado pelos petistas como um carrasco do ex-prefeito Roberto Sobrinho, garante que ainda existe um longo caminho para que o ex-alcaide seja considerado inocente das acusações que redundaram no seu afastamento da prefeitura de Porto Velho *** Mas as recentes vitórias do ex-prefeito  na justiça animaram a militância de Lula, absolvendo  seu líder *** Vamos acompanhar os próximos rounds, torcida brasileira! 


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas