Porto Velho/RO, 18 Março 2024 19:54:24
Diário da Amazônia

Linha de crédito para o café em Rondônia 

A direção do Banco do Brasil em Brasília, por solicitação do secretário de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, estuda abertura de..

A- A+

Publicado: 06/09/2020 às 06h00min

A direção do Banco do Brasil em Brasília, por solicitação do secretário de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, estuda abertura de uma linha de crédito especifica para os cafeicultores no estado de Rondônia, onde a produção vem evoluindo com as novas tecnologias e conquistando o mercado externo. De acordo com o superintendente da instituição no estado, Edson Lemos, aguarda somente a orientação para determinar abertura desta nova linha de crédito para atender os projetos voltados para a produção de café conilon que deve acontecer nos próximos dias. 

Sucesso na madeira 

Com a participação confirmada do vice-presidente Hamilton Mourão, da Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, do ministro do Meio-ambiente, Ricardo Salles, de autoridades e convidados de outros países, os organizadores do Conecta Agrolab Amazônia, governo do estado e Sebrae, apostam todas as fichas no sucesso deste evento via internet que marcará época no agronegócio na Amazônia. Para o superintendente do Sebrae-Rondônia, Daniel Pereira, assim como para o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, entre os dias 22 e 24 de setembro, será mostrado aos investidores o potencial da região Norte do Brasil. 

Apresentação demonstrativa 

No próximo dia 17 de setembro às 17:00 horas, horário local haverá uma apresentação aos convidados pela internet revelando os detalhes de como será realizado o evento, inclusive com os espaços para debates e diálogos entre autoridades e empresários, fechamento de negócios e leilões  com linhas de crédito tudo num ambiente virtual. Secretários de Agricultura da região Norte participam apresentando proposta, bem como mostrando a realidade de cada estado que representam. 

Regularização fundiária 

Este evento totalmente digital e traduzido simultaneamente para todos os países participantes, abordará numa palestra apresentada pelo deputado Lúcio Mosquini (MDB-Ro) como caminham os planos e projetos no Congresso Nacional sobre a regularização fundiária na região Amazônica. Mas, não é só isso. Temas como as queimadas, derrubadas das florestas, transportes hidroviários, preservação ambiental entre outros compõem a pauta deste evento que servirá como paradigma para o desenvolvimento sustentável da região. 

Começa o plantio da soja 

As lavouras estão prontas com o solo preparado para o lançamento das sementes de soja a partir de 15 de setembro, quando acaba o vazio sanitário. A projeção apresentada pelo secretário de Agricultura, Evandro Padovani, é de que sejam cultivadas entre 420 a 450 mil hectares para uma colheita em torno de 1,5 milhões de toneladas de grãos. Enquanto e algodão começa a ser cultivado com sucesso na região do Cone-Sul, nas áreas próximas a Porto Velho e na divisão com o Acre a expansão das lavouras de soja é outra realidade que vem com força. 

Um pequeno grande Banco 

Por orientação do governador Marcos Rocha, o direção do Banco do Povo, vem firmando parceria com diversos municípios para atender os pequenos e micros-empreendedores rurais e urbanos. O presidente do Banco do Povo, Manoel Serra garante que apesar da pandemia os objetivos de atender os pequenos vêm sendo cumpridos, inclusive com financiamentos aos pequenos agricultores e produtores de leite. 

Finalizando 

Um bom final de semana, uma boa leitura, vamos em frente por que na próxima semana tem mais. Sempre se cuidando do coronavirus respeitando as regras, mas não podemos parar. Sem agrupamentos e com máscaras, a vida prossegue.  

 



Deixe o seu comentário