Porto Velho/RO, 23 Março 2024 04:34:50
Diário da Amazônia

Livro “Deixa-me Partir” ensina a superar a dor que a morte traz

Uma das situações mais difíceis que pode acontecer na vida é a partida de um ente querido. “Deixe-me Partir”, da Petit..

A- A+

Publicado: 27/02/2015 às 03h35min | Atualizado 28/04/2015 às 07h30min

Uma das situações mais difíceis que pode acontecer na vida é a partida de um ente querido. “Deixe-me Partir”, da Petit Editora, traz conforto para quem passou por uma “perda”. A autora Tânia Fernandes de Carvalho apresenta esta obra com uma linguagem simples, porém rica em explanações e conselhos úteis àqueles que estão passando pelo luto.

A ideia do livro surgiu depois de uma experiência da escritora, que está à frente do “Encontro Amigo”, um grupo de apoio a pessoas enlutadas: “Depois de trabalhar por mais de oito anos num grupo de acolhimento a enlutados na casa espírita, fui motivada a escrever de modo a atender a quem “perdeu” seu ente querido, buscando fornecer explicações focadas nas perguntas e na dor que a “morte” traz”.
O objetivo da obra é justamente dar subsídio àqueles que estão passando por tal situação. Ela é separada por tópicos, de maneira didática, tornando a leitura mais objetiva. Ao longo dos capítulos, a autora também explica a importância de se ter um apoio religioso para superar esse momento: “A pessoa que passa por essa situação, muitas vezes de forma inesperada ou brutal, consegue viver o período de luto com maiores condições de enfrentar o distanciamento se tiver valores espirituais”.

No decorrer das 232 páginas, o leitor encontrará explicações sobre o que é o luto e um esclarecimento sobre as cinco fases que o enlutado vive: 1. Negação e isolamento; 2. Raiva; 3. Barganha (negociação); 4. Depressão (dor-desespero); 5. Aceitação.
Dentre tantos conselhos importantes, a autora ainda auxilia as famílias a terem o discernimento de saber o período certo de encaminhar o enlutado a um médico ou psicólogo e também orienta o que se deve fazer com as roupas e os pertences do falecido. Cheio de ferramentas e ensinamentos, Deixe-me partir é um bálsamo que irá consolar e ajudar as pessoas a passarem pelo luto da forma menos dolorosa possível.
“… E dizem ainda que quando nascemos já começamos a morrer.”



Deixe o seu comentário