Porto Velho/RO, 24 Março 2020 04:13:07

Carlos Sperança

coluna

Publicado: 18/02/2020 às 09h28min

A- A+

Logo depois do carnaval começa o troca-troca partidário

Magia por consenso Na Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, localizada no interior de São Paulo, há um confuso “quadribol” jogado com..

Magia por consenso

Na Escola de Magia e Bruxaria do Brasil, localizada no interior de São Paulo, há um confuso “quadribol” jogado com cinco bolas, como se fossem os grupos que disputam a Amazônia – nacionalistas, globalistas, ongs, governadores e parlamentares da região. Se jogassem bem chegariam logo a uma bem bolada decisão consensual, melhor que qualquer magia.

Há também lá uma professora metade Curupira e metade trouxa (humana, no jargão de Harry Potter). É tão grande a expectativa em torno do Conselho da Amazônia que muitos confiam ser possível uma política definitiva para a Amazônia juntando, meio a meio, os interesses do mitológico protetor da floresta e as necessidades humanas. A magia da sustentabilidade.

Com a sinceridade habitual, a ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, concordou que o governo pode ter falhado diante do desmatamento e outras atividades ilegais na Amazônia. Se não cometesse tantos erros, o ingresso de investimentos externos em projetos sustentáveis já estaria acelerado. O maior erro são ações discutíveis sem prévia discussão no Congresso ou no novo Conselho da Amazônia.

Manter políticas que não funcionam e piorá-las sem debater as mudanças necessárias com as lideranças e os povos da região é trair a expectativa em torno do Conselhão, que poderá discutir com qualidade e abrir um leque de soluções ótimas.

………………………………………………….

Troca-troca

Logo depois do carnaval começa o troca-troca partidário. Teremos muitas mudanças no atual quadro gerado pela janela partidária que abre a oportunidade  aos políticos de mudar de legenda sem punição da perda de mandato. A janela, de acordo com o calendário eleitoral será entre 5 de março a 3 de abril, sendo que o último prazo para filiação de quem pretende disputar  cargos eletivos será em 4 de abril. Só depois destas acomodações será possível examinar melhor o cenário do pleito nos municípios.

Usina binacional

O Brasil estuda, como já foi noticiado, com recursos da Itaipu Binacional, construir uma hidrelétrica em território Boliviano, na fronteira com Guajará Mirim. Seriam até duas   conforme as avaliações dos militares brasileiros que controlam a gestão de Itaipu. Mas se for como o governo brasileiro trata a construção da Usina de Tabajara, tão cedo não saí nadica de nada na região. Tabajara está travada e a população de Machadinho do Oeste já está receosa que a obra seja abortada.

Uma revoada

Estamos assistindo uma revoada de tucanos em todo o País. Até expoentes do PSDB em seus estados, como o atual senador Anastasia (MG) e o ex-senador Chico Sartori (RO) estão abandonando o barco depois que se descobriu que Aécio Neves, José Serra e cia são tão sujos e pilantras como os petistas Lula,  José Dirceu, etc. Tucano é diferente de petista que acredita na inocência de seus dirigentes e considera seus ladrões verdadeiros mártires. Em Rondônia o PSDB também desce ladeira abaixo, repleto de políticos profissionais. 

Farra partidária

Sem contar o PSL, um pequeno partido até recentemente, as agremiações políticas mais beneficiadas pelo fundo partidário, orçado em  2020 em mais de R$ 2 bilhões são o PT, MDB, PSD, PP e PSDB, legendas envolvidas em todo tipo de golpes nos últimos anos. Seus dirigentes são verdadeiras aves de rapina e em termos de mão- grande no erário, pode-se se dizer que o MDB e o PP têm até mais pilantras  nos seus quadros do que o PT, a legenda mais castigada pela justiça.

Zona Leste

A região da Zona Leste, a mais populosa de Porto Velho, aguarda com expectativa a conclusão das obras do shopping dos Gonçalves que será dotada de três salas de cinema, numa boa opção de lazer para a população que vive no entorno das avenidas Amazonas, Amador dos Reis, Raimundo Cantuária e que beneficia bairros como o Jardim Santana, Tancredo, JK, São Francisco e outros. O Shopping seria inaugurado ainda em dezembro, mas até agora só está funcionando uma unidade supermercadista da corporação.

Via Direta

*** Até a populosa região do setor chacareiro de Porto Velho recebe melhorias em pleno inverno amazônico. Nunca se viu isso antes por aqui *** Para se aproximar mais do GLSBT,  que é um forte reduto petista, o presidente estadual do PC do B Francisco Pantera posou nas redes sociais projetando semelhanças *** Não é à toa que seu grito de guerra desde a década passada é “lutar como um leão para não morrer como um veado! *** Quase vinte anos depois  de iniciada, a transposição dos servidores rondonienses aos quadros da União ainda não foi concluída *** O que se vê é que funcionários do antigo território não chegarão a ser beneficiados com a medida, pois pela idade avançada muitos já estão indo para outro plano *** A deputada Mariana Carvalho interviu goela abaixo no Diretório do PSDB de Vilhena e muita gente está caindo fora do partido.


Deixe o seu comentário

sobre Carlos Sperança

Um dos maiores colunistas político do Estado de Rondônia. Foi presidente do Sinjor. Foi assessor de comunicação do governador José Bianco entre outros. Mantém uma coluna diária no jornal Diário da Amazônia.

Arquivos de colunas