Porto Velho/RO, 19 Março 2024 21:33:50
RONDÔNIA

Maior Presépio Monumental do País é atração em Porto Velho

Conetur e Turismo Social do Sesc apoiam a opção turística na capital, aberto para visitação de terça a domingo na Associação São Tiago Maior

Por Acessoria
A- A+

Publicado: 12/06/2019 às 16h13min

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade-Conetur, órgão integrante do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE e o Turismo Social do Sesc, trabalham juntos para dar maior visibilidade ao que Rondônia tem de melhor à oferecer para os turistas. Um exemplo disto é o Maior Presépio Monumental do País, localizado no Museu Internacional do Presépio Padre Enzo Guarino, na Associação São Tiago Maior, em Porto Velho.

Na última semana, a Assessora Técnica da Fecomércio, Francisca Monteiro e o Técnico Euler Tourinho, acompanhados da Coordenadora de Turismo Social do Sesc Tatiana Sadeck e da Turismóloga Mina Danae, fizeram uma visita ao local e puderam conferir a riqueza de detalhes existentes nestePresépio, que é o maior do país, e o segundo em nível Mundial, sendo o primeiro situado na cidade de Caltagirone, Itália.

O Museu Internacional do Presépio foi aberto para visitação em 2002 pelo Padre Enzo Guarino que, ao inaugurar o espaço juntamente com outros italianos, montaram o Presépio Monumental Permanente – Um único grande presépio com de mais de 50m² que conta desde a história da criação da humanidade até a ressurreição de Jesus Cristo. A obra foi tombada como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia em 25 de Junho do mesmo ano pelo Decreto Governamental nº9983. O espaço contém 17 encenações com mais de 60 esculturas de cerâmica, doadas por artistas italianos. No Museu Internacional é possível conferir ainda, um acervo com mais de mil presépios e mais de 2.800 peças de artistas do mundo inteiro. São obras de vários estilos, origens e tamanhos. De acordo com a Coordenadora de Turismo Social do Sesc, Tatiana Sadeck o Museu tem o papel de informar e educar. “É um espaço ideal para despertar a curiosidade e estimular a reflexão e o debate. Esse tipo de visitação estimula a preservação da memória cultural de um povo, proporcionando ao visitante uma conexão entre o passado e o futuro e desenvolvendo identidade cultural”, disse.

Tatiana destacou ainda o trabalho realizado há mais de 10 anos em parceria com a Associação São Tiago Maior. “Nós já realizamos todo final de ano o projeto City Tour Natalino que inclui a visitação ao Museu Internacional do Presépio. Porém, muitas pessoas não sabem que este espaço rico em informações não é aberto somente na época do natal e sim durante todo o ano. Queremos continuar com essa parceria e trabalhar para intensificar ainda mais essas visitações dentro da proposta do Turismo Social do Sesc e Conetur”, afirmou.

O presidente do Sistema Fecomércio e presidente do Conetur, Raniery Araujo Coelho ressaltou a importância do Museu Internacional do Presépio: “Apreciar locais como esse nos dá a oportunidade de enriquecer nosso conhecimento e valorizar o que temos de melhor em nosso Estado”.

O Museu Internacional do Presépio localiza-se na Associação São Tiago Maior, na Rua Mané Garrincha, 3154, Bairro Socialista, Zona Leste de Porto Velho. O local é administrado por Leonilson Félix, Vice-Presidente da Associação São Tiago Maior. A visitação é aberta ao público de Terça a Domingo 10h às 12h e das 14h às 20h e custa apenas R$5,00 para adultos e R$3,00 para crianças de 7 a 12 anos.  “Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o museu pode vir nos visitar e se encantar com a história de Jesus, retratada pelas mãos de artistas mundiais. Estamos de portas abertas para receber toda população e turistas”, afirmou Leonilson.



Deixe o seu comentário